Papa Francisco usa cadeira de rodas em público pela primeira vez

O pontífice, de 85 anos, está com dores no joelho devido à uma ruptura de ligamento, e por isso não consegue andar. 

Redação - 05 de maio de 2022, 15:34

(Foto: Daniel Marenco/Folhapress)
(Foto: Daniel Marenco/Folhapress)

O Papa Francisco usou cadeira de rodas em público pela primeira vez nesta quinta-feira (5). O pontífice, de 85 anos, está com dores no joelho devido à uma ruptura de ligamento, e por isso não consegue andar. 

Francisco já não caminhava muito nas últimas semanas por conta de uma osteoartrite. Ele andava apenas cerca de 10 metros diante dos fiéis, da entrada lateral da Basílica de São Pedro até o assento no centro, com ajuda de assessores.

Durante o período de Páscoa, em abril, o Papa deixou de presidir missas, delegando a função a arcebispos e cardeais no Vaticano.

No ano passado, Francisco passou por uma cirurgia no cólon, causado por dores no nervo ciático, a fim de tratar uma estenose diverticular. O pontífice tem, ainda, cálculos biliares e teve um problema cardíaco em 2004, após o estreitamento de uma artéria.

PAPA FRANCISCO COMPLETOU NOVE ANOS DE PONTIFICADO

O Papa Francisco foi eleito o novo líder da Igreja Católica, Bispo de Roma e chefe de estado do Vaticano no dia 13 de março de 2013. Há nove anos, o então arcebispo de Buenos Aires, o argentino Jorge Mario Bergoglio, foi eleito o novo pontífice.

Francisco substituiu Bento XVI, que, depois de quase oito anos de pontificado, optou por renunciar ao papado em fevereiro de 2013.

Com a abdicação, foi realizado um conclave que elegeu Jorge Mario Bergoglio no segundo dia de reuniões. Ele escolheu ser chamado de Francisco, em homenagem a São Francisco de Assis. É o primeiro Papa Francisco da história, o primeiro Papa latino-americano e o primeiro Papa Jesuíta.

Bergoglio nasceu no dia 17 de dezembro de 1936, na capital da Argentina. Foi ordenado como presbítero em 1969 e nomeado cardeal no Vaticano em 2001, pelo então Papa João Paulo II.