Paraná envia bombeiros e cães para auxiliar nos trabalhos em Petrópolis

Segundo o Corpo de Bombeiros do Paraná, foram enviados 10 integrantes do GOST, três viaturas e quatro cães de faro

Redação - 19 de fevereiro de 2022, 12:00

Divulgação/PMPR
Divulgação/PMPR

O Paraná enviou uma equipe especializada do Corpo de Bombeiros, incluindo cães de faro, neste sábado (19), em apoio ao Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, para auxiliar no atendimento a ocorrências e nas buscas por vítimas desaparecidas em Petrópolis. A cidade foi devastada por for fortes chuvas nesta semana.

A missão foi determinada pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior nesta sexta-feira (18) em sinal de solidariedade e respeito às pessoas atingidas. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior, foram enviados 10 integrantes do GOST (Grupo de Operações de Socorro Tático), três viaturas e quatro cães de faro especializados em busca de vítimas.

Parte da equipe, incluindo os cães, se descolaram em um avião da Casa Militar da Governadoria para agilizar a chegada ao estado fluminense. A equipe deve atuar na cidade por sete dias, período em que o comando do Corpo de Bombeiros paranaense avaliará a necessidade de envio de outro grupo para substituição.

O Corpo de Bombeiros do Paraná já prestou apoio em outras situações semelhantes em vários estados brasileiros. Em 2008, os profissionais atuaram em um deslizamento de terra em Itajaí (SC) e, também, no rompimento da Represa de Algodões, no ano seguinte, no Piauí. A operação mais recente foi em 2019, na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais.