Paraná tem menor índice de mortalidade infantil em toda a história

Narley Resende


Metro Jornal Curitiba

O Paraná atingiu o índice de 10,49 mortes de bebês a cada mil nascidos vivos, o que representa o menor índice de mortalidade infantil da história. O dado foi apresentou ontem pelo governo durante o 6º Encontro da Rede Mãe Paranaense.

Segundo a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), a mortalidade infantil caiu 14% e a mortalidade materna diminuiu 29% desde 2010. A projeção é de que neste período 634 bebês e 182 gestantes tiveram as vidas salvas com as melhores nos índices.

Em algumas regionais da Saúde, o índice já está em um dígito, como em Paranavaí, Francisco Beltrão, Cianorte, Toledo, União da Vitória, Telêmaco Borba e Maringá.

De acordo com a Sesa, nos últimos seis anos mais de R$ 630 milhões foram investidos no programa Mãe Paranaense – hoje composto por 160 maternidades e hospitais, sendo 30 de referência em gestação de alto risco.

Pela Rede Mãe Paranaense, as gestantes têm acompanhamento pré- -natal com no mínimo sete consultas e pelo menos 23 exames, com garantia de ambulatórios especializados em caso de risco para mães e bebês.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="429129" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]