
Justiça decreta prisão preventiva de acusados da morte de embaixador grego
Julie Gelenski
24 de fevereiro de 2017, 11:34
O pastor Silas Malafaia foi indiciado pela Polícia Federal (PF) por lavagem de dinheiro na Operação Timóteo, deflagrada ..
Fernando Garcel - 24 de fevereiro de 2017, 12:54
O pastor Silas Malafaia foi indiciado pela Polícia Federal (PF) por lavagem de dinheiro na Operação Timóteo, deflagrada no ano passado. Em dezembro, o pastor da Associação Vitória em Cristo, ligada à Assembleia de Deus, foi alvo de mandado de condução coercitiva e levado para prestar depoimento.
De acordo com a investigação, Malafaia é suspeito de participar de um esquema de lavagem de dinheiro e ter recebido valores de um escritório de advocacia investigado. Ele teria "emprestado" contas correntes de uma instituição religiosa sob sua influência com a intenção de ocultar a origem do dinheiro ilícito.
> Malafaia é alvo da PF em operação contra fraude em cobrança de royalties
Em depoimento, o pastor afirma que recebeu R$ 100 mil por uma oração. Malafaia disse que conheceu o empresário por meio de seu amigo e também pastor Michael Abud. “Foi tudo esclarecido. O delegado, muito competente, perguntou tudo o que tinha direito. Eu respondi tudo”, disse Malafaia.
> Em depoimento, Malafaia diz que recebeu R$ 100 mil por oração
“Sou suspeito de usar contas da minha instituição? Lembrei-me de ter recebido a visita de um amigo meu, de 20 anos, que levou um membro dele para fazer uma oferta, e eu vou desconfiar que o cara está envolvido? Nem ele, o pastor Michael Abud, sabe do envolvimento desse cara, tenho certeza”, declarou na época.
Operação Timóteo
O nome da operação é referência a uma passagem do livro Timóteo, integrante da Bíblia Cristã: "Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição".
A investigação apura o esquema de cobranças judiciais de royalties da exploração mineral (65% da chamada Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais - CFEM - tem como destino os municípios).