Pesquisa da Fiep aponta que 87% dos consumidores preferem produtos de empresas sustentáveis

Vanessa Fernandes - CBN Curitiba


87% dos consumidores brasileiros preferem adquirir produtos de empresas sustentáveis. A conclusão é de uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

De acordo com o Coordenador do projeto Bússola da Sustentabilidade da Fiep Augusto Machado o resultado demonstra a atenção e preocupação dos consumidores em relação às práticas de sustentabilidade das empresas com as quais ele interage. “Nesse processo de atenção, o consumidor percebe o papel de uma empresa no contexto de um cenário que envolve a sustentabilidade e escolhe por uma empresa socialmente justa e economicamente viável”.

Outro dado apontado pelo estudo é o de que 70% dos consumidores entrevistados, não se importam em pagar mais caro por produtos fabricados por empresas sustentáveis.  “O consumidor se preocupa em verificar  a importância da empresa em relação aos produtos oferecidos e sobre suas práticas que envolvem os aspectos relacionados ao desenvolvimento sustentável. Hoje em dia o consumidor está mais consciente sobre como a empresa se comporta em relação a isso e prioriza quem se preocupa com o cenário global como um todo. ”

No Paraná o sistema Fiep através da Bússola da Sustentabilidade realiza desde 2016 um mapeamento de oito dimensões empresariais com relação direta na sustentabilidade. O trabalho consiste em uma pesquisa, com questionário online. Depois que o empresário responde ao questionário tem acesso aos infográficos, resumos e conteúdos. Ao fim do levantamento o gestor recebe informações sobre o grau de sustentabilidade da empresa.

Augusto Machado reitera que o Bússola da Sustentabilidade tem o objetivo de mostrar ao empresário paranaense que a sustentabilidade vai muito além das questões relacionadas ao meio ambiente e o quanto esta sustentabilidade pode melhorar a competitividade da empresa. “A gente trabalha a sustentabilidade em oito dimensões empresariais  e nós mostramos para o empresário paranaense que sustentabilidade é planejamento em gestão de processos, é ter uma atenção em relação a gestão de pessoas, como é trabalhada a questão da equidade de gênero e o respeito à diversidade. Falar de sustentabilidade é falar de produção de energia limpa, sobre cadeias de suprimentos de distribuição e o próprio aspecto do consumo consciente, que envolve a questão de conservação ambiental, engajamento local, enfim, são oito aspectos que envolvem as práticas de sustentabilidade.

A próxima edição do estudo estará disponível a partir do dia 11 de março até 28 junho, através do site bussoladasustentabilidade.org.br.

Previous ArticleNext Article