Professor da UFPR lidera pesquisadores em expedição na Antártica

Juliana Goss - BandNews FM Curitiba

professor da UFPR - expedição - Antártica - pesquisadores brasileiros

Uma equipe de pesquisadores brasileiros embarca amanhã (10) rumo à Antártica para realizar uma expedição de 20 dias. O grupo é coordenado por um professor do Centro de Estudos do Mar da UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Os pesquisadores vão coletar amostras de água e de sedimentos marinhos que, depois de analisados, devem revelar como a região vem sofrendo alterações por conta do aquecimento global. A região da Península Antártica, onde o estudo será desenvolvido, é considerada uma das poucas áreas relativamente preservadas do planeta e que tem sido diretamente afetada pelas mudanças climáticas.

De acordo com o professor que coordena o projeto, César de Castro Martins, o objetivo principal da pesquisa é trabalhar com o ciclo do carbono.

Na Antártica o reflexo do aquecimento global é sentido pelo derretimento do gelo marinho. O trabalho da equipe de pesquisadores pretende avaliar a modificação do ambiente aquático e a mudança do ciclo de vida de alguns organismos que vivem na região.

A preparação para a viagem começou no mês de setembro do ano passado. Os pesquisadores embarcam nesta sexta-feira (10), no Rio de Janeiro, em um avião da Força Aérea Brasileira e depois seguem para o extremo do planeta. O projeto é desenvolvido a partir de uma parceria da UFPR, com as universidades federais de São Paulo, da Bahia, de Santa Catarina e de Sergipe.

Previous ArticleNext Article