Pets podem ter autorização para visitar os donos em hospitais do Paraná

Andreza Rossini


Os deputados estaduais aprovaram por unanimidade na sessão desta segunda-feira (3), na Assembleia Legislativa do Paraná, a lei que permite que animais de estimação possam ser levados durante visitas a seus donos internados em hospitais do estado. O projeto foi apresentado pelo deputado Hussein Bakri (PSD), com diretrizes para que a visitação seja possível. o texto segue para a sanção do governador e, se aprovado, vai virar lei.

Pela proposta, “fica autorizado o ingresso de animais domésticos e de estimação em hospitais privados, públicos, contratados, conveniados e cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS)”, que possuam sede no estado do Paraná.

De acordo com o deputado, “a atividade terapêutica assistida por animais se insere nas práticas humanizadas exaltadas pela Organização Mundial de Saúde, que se utilizam do animal como parte integrante do tratamento psicológico do paciente”, justificou. “A partir da ‘Pet Terapia’ há uma adaptação do paciente ao ambiente hospitalar, o que permite a redução de estresse e o aumento de bem-estar, reduzindo o período de internação e desconforto da hospitalização”, completou.

Segundo o texto, a autorização depende do quadro clínico do paciente, observar os critérios estabelecidos por cada instituição de saúde e agendar a visita do animal. A visita dos pets não podem acontecer em áreas de isolamento, de quimioterapia, transplantes, unidades de tratamento intensivo, áreas de preparo de medicamentos e na farmácia hospitalar.

O animal de estimação precisa apresentar um laudo médico veterinário, atestando as boas condições de saúde do pet, que precisa estar com as vacinas em dia e, equipado com coleira e, se for o caso, enforcador e focinheira.

Previous ArticleNext Article