PF assina acordo de cooperação com a Europol

Narley Resende


A agência de polícia europeia, a Europol, assinou esta terça-feira (11) um acordo de cooperação com o Brasil para lutar contra a criminalidade internacional relacionada com tráfico de drogas, tráfico de seres humanos, cibercrime e lavagem de dinheiro.

O acordo foi assinado pelo diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, e o seu homólogo da Europol, o britânico Rob Wainwright.

Os termos do documento indicam que ambas as autoridades vão passar a trocar informação estratégica, com a exceção de dados pessoais, protegidos por uma normativa europeia. O acordo também permitirá a criação de uma oficina da Europol no Brasil.

O Brasil tem acordos de extradição com 24 países – entre os quais Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica e Reino Unido – bem como com uma organização de países, o Mercosul. Não tem acordo de extradição com a União Europeia.

O Acordo de Cooperação Estratégica é fruto de um processo de negociação com a União Europeia iniciado em 2014 e que envolveu a Polícia Federal, o Ministério da Justiça e o Ministério das Relações Exteriores.

Dentre as áreas cobertas pelo acordo estão as ações na prevenção e repressão ao crime organizado, em especial os crimes de lavagem de dinheiro, corrupção, crimes cibernéticos e terrorismo.

De acordo com a PF, o acordo propiciará também a realização de operações conjuntas e treinamentos, bem como a formação de forças-tarefas.

A embaixadora do Brasil nos Países Baixos, Regina Dunlop.da cerimônia de assinatura.

O Serviço Europeu de Polícia – Europol – é uma agência da União Europeia que tem por missão reunir esforços para o combate à criminalidade organizada. A Europol iniciou suas atividades em 1 de Julho de 1999 e situa-se em Haia, na Holanda.

b117e800-4974-4a1a-af75-12307691bb98

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="424646" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]