PF deflagra operação contra contrabando nos rios Paraná e Ivaí

Mariana Ohde


A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (12), a Operação Pleura para combater o contrabando em cidades do norte do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Foram expedidos 38 mandados judiciais, sendo 21 de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão. Cem policiais cumprem mandados em Loanda, Querência do Norte e Capanema, no Paraná; em São Paulo, na cidade de Tupã; e em Mato Grosso do Sul, no município de Naviraí.

Segundo a PF, as investigações detectaram o uso “diário” dos rios Paraná e Ivaí, no interior do Paraná, para o escoamento de cargas contrabandeadas de cigarros paraguaios em embarcações que saíam de Salto del Guairá, no Paraguai. “Durante as apurações, constatou-se que dois irmãos residentes em Loanda/PR, um médico e um advogado, eram líderes do esquema criminoso. Além deles, uma família baseada na região também atuava intensamente na atividade ilícita, com diversos integrantes do grupo vinculados aos atos delitivos”, informa a PF.

A PF precisou criar um grupo especial em Maringá (PR) por causa da atuação criminosa na região. A unidade está entre os primeiros lugares de produtividade no país por causa do combate ao crime no local.

O nome da Operação remete à membrana que protege o pulmão – principal órgão responsável pela respiração – em alusão ao contrabando de cigarros.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal