Geral
Ponte de Guaratuba: governo recebe propostas para estudos ambientais

Ponte de Guaratuba: governo recebe propostas para estudos ambientais

O governo do estado informou nesta segunda-feira (15) que recebeu propostas dos consórcios interessados em realizar estu..

Redação - segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021 - 11:09

O governo do estado informou nesta segunda-feira (15) que recebeu propostas dos consórcios interessados em realizar estudos ambientais para a construção da Ponte de Guaratuba, no Litoral. A sessão aconteceu sexta-feira (12), na sede do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), em Curitiba. Oito consórcios foram selecionados para participar da licitação. As informações foram divulgadas pela Agência Estadual de Notícias.

Nesta fase, o objetivo é a elaboração de Estudos de Impacto Ambiental (EIA), Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) e estudos preliminares de engenharia para implantação da Ponte e seus acessos.

Para isso, o investimento estimado é de cerca de R$ 4,8 milhões e será realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná. O prazo previsto para elaboração dos estudos é de 420 dias corridos (14 meses). Os resultados do EIA/RIMA serão apresentados em audiência pública após sua conclusão.

 

Ponte está no imaginário dos paranaenses

“A construção da Ponte de Guaratuba está no imaginário dos paranaenses há muito tempo e é uma das prioridades do governo Ratinho Júnior. Com a elaboração dos estudos ambientais e de engenharia, mais um passo importante será dado”, disse o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

A licitação acontece na modalidade de Seleção Baseada na Qualidade e Custo (SBQC), em que a vencedora será selecionada de acordo com as melhores propostas técnicas e de preço. “Os consórcios que estão participando deste edital nos enviaram Manifestação de Interesse (MI) ainda no ano passado”, explica o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti. “Selecionamos os melhores e formamos uma lista curta, para a qual enviamos solicitação de propostas em janeiro, após a publicação do edital. Agora, o corpo técnico do DER fará análise dessas propostas para definir o vencedor da licitação”, informa.

Após essa etapa, o DER/PR fará as contratações dos projetos básico e executivo.

 

Leia também: Durante Carnaval, tartaruga-de-couro deposita mais de 90 ovos no litoral do Paraná

Compartilhe