Por problemas em sistema, prazo para renovação do Fies é prorrogado novamente

O prazo de renovação do cadastro para os estudantes que utilizam o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi prorroga..

Narley Resende - 12 de dezembro de 2016, 18:23

O prazo de renovação do cadastro para os estudantes que utilizam o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi prorrogado mais uma vez. Agora, o prazo é final é 30 de dezembro. Uma portaria que estende o prazo será publicada nesta terça-feira, 13, no Diário Oficial da União (DOU), de acordo com o agente operador do Fies, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Por causa do grande número de acessos, problemas nos sistema informatizado do Fies (SisFies) causaram filas nesta segunda-feira (13) em agências da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil em todo o País.

Na agência da Caixa da Praça Carlos Gomes, no Centro de Curitiba, centenas de estudantes passaram a tarde esperando o sistema voltar a funcionar. Muitos foram embora mesmo sem a renovação do cadastro.

No fim do horário bancário, por volta das 16 horas, funcionários da Caixa comunicaram os estudantes que o Ministério da Educação iria prorrogar o prazo.

Mas sem um documento que garantisse isso, muitos alunos continuaram na fila para não correr o risco de perder o contrato. Jéssica Garcia, de 20 anos, conta que pediu um manuscrito para que tivesse um documento em caso de necessidade de comprovação de que ela estava na fila antes do fim do prazo.

"A gente veio aqui e eles falaram que está sem sistema. Daí ele (o funcionário da Caixa) falou que só amanhã vai liberar uma Portaria informando a prorrogação do prazo. A gente pediu uma declaração de próprio punho, mas ninguém fez nada", conta.

Prazos prorrogados

Desde sexta-feira (9), os alunos tentam atendimento e o número de pessoas só aumenta.  O prazo estipulado pelo Ministério da Educação para renovação do financiamento terminava na próxima quinta-feira (15). Anteriormente, o processo seria encerrado em 31 de novembro, mas foi prorrogado. Com a nova prorrogação, o prazo final deve ser 30 de dezembro.

No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisava comparecer na agência da Caixa e levar a documentação para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante direto no sistema.

Os contratos do Fies precisam ser renovados a cada seis meses. O pedido é feito inicialmente pelas faculdades. Em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no Sistema Informatizado do Fies, o SisFies.

“Até esta segunda-feira, mais de 1,2 milhão de contratos já tinham sido aditados. Portanto, até dia 30 de dezembro certamente todos os contratos serão validados”, disse o presidente do FNDE, Gastão Vieira.

Confusão

Neste ano, a confusão no Fies começou depois do atraso de cinco meses em repasses do governo federal às instituições bancárias. Sem receber, universidades ameaçavam romper com o programa no ano que vem caso os valores devidos não fossem pagos integralmente até o fim do ano.

Os aditamentos, normalmente feitos no início do semestre, ficaram congelados devido à falta de recursos. Depois da aprovação de crédito suplementar para o programa pelo Congresso Nacional, o sistema foi liberado para renovações.