Prefeito de Londres quer banir anúncios com padrões irreais de beleza

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, anunciou que pretende banir anúncios publicitários que promovam "expectativas irreais..

Mariana Ohde - 15 de junho de 2016, 07:50

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, anunciou que pretende banir anúncios publicitários que promovam "expectativas irreais de beleza e saúde" para as mulheres. O foco seriam os anúncios veiculados no sistema de transporte da cidade - ônibus e metrôs.

Ao The Guardian, o prefeito explicou que a decisão foi inspirada pelas suas duas filhas adolescentes. Por causa delas, Sadiq Khan afirma que este tipo de conteúdo tem causado "preocupação". " podem humilhar as pessoas, em especial as mulheres, e fazer com que elas tenham vergonha de seus corpos. Já é hora acabar com isso", afirmou.

"Ninguém deveria se sentir pressionado, durante as viagens de metrô ou ônibus, por expectativas irreais sobre seus corpos e eu quero enviar uma mensagem clara à indústria publicitária sobre isso", explicou.

O prefeito já havia se manifestado sobre o assunto antes, após um anúncio veiculado pela empresa Protein World em abril de 2015 em Londres causar polêmica. O anúncio trazia a imagem de uma mulher com a pergunta "O seu 'corpo de praia' está pronto?". Uma petição online reuniu 70 mil assinaturas pela remoção das peças das ruas. A empresa foi acusada de fazer com que as pessoas se sentissem "fisicamente inferiores" diante da "imagem corporal irreal da modelo bronzeada" para vender seus produtos.