Primavera começa com tempo estável no PR

A primavera começa nesta quinta-feira (22) com tempo estável em todas as regiões paranaenses. A partir de domingo estão ..

Jordana Martinez - 21 de setembro de 2016, 18:59

A primavera começa nesta quinta-feira (22) com tempo estável em todas as regiões paranaenses. A partir de domingo estão previstas as pancadas de chuva.

O aumento gradativo das temperaturas acontece por conta do aumento da radiação solar no Hemisfério Sul. O calor traz também as pancadas de chuva, principalmente nos períodos da tarde e da noite, além da maior frequência das tempestades com raios no estado.

De acordo com o boletim climático do Simepar, Sistema Meteorológico do Paraná,  nos meses de primavera surgem os primeiros sistemas convectivos, que são núcleos de nuvens organizados ou não, que têm a sua frequência aumentada no decorrer da estação.

"Por vezes organizam-se tempestades severas numa área que se estende entre o sul do Mato Grosso do Sul, Paraguai, oeste de São Paulo e o norte da Argentina, as quais acabam contribuindo significativamente para o aumento das precipitações no Paraná", explicam os meteorologistas.

As massas de ar frio ainda podem atingir os estados do Sul no primeiro mês da estação, mas são bastante passageiras e bem menos intensas.