Inscrições abertas para programa que ajuda estudantes a disputar vagas em universidades dos EUA

Redação

mestrado e doutorado em universidades dos EUA

Nesta quinta-feira (16), foram abertas as inscrições para o programa ‘Oportunidades Acadêmicas’, que ajuda estudantes na disputa por vagas de mestrado e doutorado em universidades dos Estados Unidos. A iniciativa é do EducationUSA, do Departamento de Estado Norte-Americano e da Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil.

O auxílio consiste no custeio de todas as despesas relacionadas às candidaturas de alunos que tenham dificuldades financeiras. Para se candidatar, é necessário o preenchimento de um formulário on-line em inglês no site educationusa.org.br e enviar documentos acadêmicos como histórico escolar além do comprovante de renda famliar.

Uma vez selecionados, os participantes terão toda orientação da rede do EducationUSA por mais de um ano e terão todas as despesas da candidatura ao mestrado e doutorado para universidades norte-americanas pagas pelo programa, como por exemplo material de estudo para testes, acomodação para a realização das provas, alimentação, além de isenção de várias taxas referentes ao envio de documentos de aplicação, tradução de documentos acadêmicos e provas, visto de estudante e passagens aéreas.

É obrigatório ter domínio intermediário/avançado da língua inglesa e um ótimo desempenho acadêmico. Além disso, atividades extracurriculares, como estar envolvido em projetos de pesquisa e estágios acadêmicos e atuar em projetos de impacto social são valorizadas na análise do perfil. O objetivo é fazer com que os participantes do programa consigam admissão em mestrado ou doutorado em universidades nos Estados Unidos com bolsas de estudo integrais.

“Desde que foi criado, em 2006, mais de 500 participantes passaram pelo programa, tanto em nível de graduação como pós-graduação e mais de 260 foram admitidos em universidades norte-americanas. No caso de mestrado e doutorado, só nas duas últimas seleções, mais de 60% dos candidatos eram mulheres, afrodescendentes ou indígenas. Nós acreditamos no processo de empoderamento e transformação dos alunos em espaços acadêmicos. Queremos ampliar as oportunidades para mais alunos e estamos muito felizes em abrir mais esta seletiva,” diz Jake Jacanin, conselheiro de educação, imprensa e cultura da embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

As inscrições vão até o dia 10 de outubro.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="790400" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]