Projeto curitibano Horta do Chef é finalista em premiação internacional

CBN Curitiba


O programa Horta do Chef, realizado em Curitiba, é finalista do World Smart City Awards, maior premiação de cidades inteligentes do mundo. Os vencedores, em sete categorias, serão anunciados no dia 14 de novembro, em Barcelona (Espanha), durante o Smart City Expo World Congress, o fórum internacional mais importante sobre o tema.

O Horta do Chef é um programa que incentiva agricultores urbanos a venderem parte dos alimentos que cultivam a restaurantes de Curitiba. Lançado em março de 2017 pela prefeitura municipal, o projeto tem a participação, atualmente, de 100 famílias da Horta Comunitária do Rio Bonito, no Campo do Santana, e de 88 famílias da Horta Comunitária Santa Rita IV, no Tatuquara.

Atualmente, são 25 áreas cultivadas por cerca de mil famílias de produtores urbanos. Os locais onde hoje estão as hortas anteriormente eram usados como depósito de lixo ou como pontos de consumo de drogas.

O programa concorre na categoria “Ambiente Urbano” do World Smart City Awards e foi selecionado entre mais de 470 projetos criados por governos, empresas, centros de pesquisa e startups de 57 países. O World Smart City Awards busca reconhecer projetos pioneiros, ideias e estratégias que promovam o desenvolvimento urbano sustentável em todo o mundo.

Chefs renomados da capital, como Manu Bufara, Lênin Palhano e Gabriela Carvalho participam do programa, como mentores dos produtores.

No Horta do Chef, a produção excedente – que não vai para restaurantes de Curitiba – é doada a instituições de caridade, trocada entre os próprios produtores ou vendida aos vizinhos. Estima-se que cerca de seis mil pessoas, ao todo, sejam beneficiadas pelas hortas urbanas de Curitiba, entre agricultores, familiares e pessoas que ganham ou compram as hortaliças.

Conforme divulgação da prefeitura de Curitiba, o apoio às hortas urbanas comunitária ocorre por meio do Programa de Agricultura Urbana da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab). Os engenheiros agrônomos da Prefeitura são responsáveis pela assistência técnica e apoio organizacional das comunidades.

Com informações da Prefeitura de Curitiba

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="567983" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]