Região Sul tem recorde de turistas estrangeiros

Francielly Azevedo


Os três Estados da Região Sul receberam juntos, em 2016, mais de 2 milhões de turistas estrangeiros. O número é 8% maior que o ano anterior. Os dados fazem parte do Anuário Estatístico do Ministério do Turismo.

O Paraná teve um aumento de 10% no fluxo. No total, foram 846 mil turistas internacionais no ano passado, superando o saldo de 2015, de 758 mil.  Em 2017, a tendência continua sendo de crescimento. Nos três primeiros meses desse ano, o número de visitantes no Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas, um dos pontos turísticos paranaenses mais conhecidos, chegou a quase 500 mil, desse total, 220 mil foram estrangeiros.

O Sul é Meu Destino

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), autarquia especial do Ministério do Turismo responsável pela execução da Política Nacional de Turismo, vai continuar apostando nos investimentos de promoção turística na região. No último dia 19, o presidente Vinicius Lummertz, participou de um encontro com a Frente Parlamentar das bancadas dos três estados, que apresentaram o documento “O Sul é Meu Destino”, um plano estratégico que prevê ações em conjunto para popularizar os atrativos da região e impulsionar a ida de visitantes.

 “A região sul tem um enorme potencial turístico e já é um destino bastante procurado por turistas de países vizinhos. Vamos trabalhar de forma integrada com os estados para aumentar essa capacidade produtiva do turismo. É importante buscar ofertas de produtos e serviços segmentados que valorizem a comercialização dos roteiros de cada estado”, declarou Lummertz.

 Lummertz destacou ainda que uma equipe técnica da Embratur e do Ministério do Turismo está acompanhando a elaboração do projeto de divulgação em parceria com os estados e que Foz do Iguaçu (PR), Gramado (RS), Florianópolis e Balneário Camboriú (SC) serão as cidades com prioridade na divulgação para o desenvolvimento do Turismo na região.

Iniciativas nos estados

Depois do encontro em Brasília, representantes da Paraná Turismo, da Santur (Santa Catarina Turismo), do Conselho Catarinense de Turismo e da secretaria de turismo do Rio Grande do sul participaram de uma reunião, em Santa Catarina , na quarta-feira (26), para definir a minuta do documento “O Sul é seu destino” e as estratégias que serão implementadas por cada estado. O objetivo é unir agentes públicos, empresários do turismo da região sul, Ministério do Turismo e Embratur para elaborar um calendário de promoção turística para o divulgar o turismo na região sul.

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.