Ressaca invade ruas do litoral catarinense

Redação


Priscilla Fontes

As ruas de Balneário Camboriú (SC) foram invadidas pela água do mar nesta quinta-feira (15). A Avenida Atlântica, localizada na beira mar, já está tomada pela ressaca ligada a formação de um ciclone extratropical que se aproximou da região Sul na última terça-feira. A Defesa Civil de Santa Catarina lançou um alerta de risco de “alagamentos costeiros no Litoral Catarinense”.

Em Florianópolis e Itajaí as ruas mais próximas ao mar também estão alagadas, interrompendo o trânsito local. A ressaca tem como explicação a frente fria que se aproximou da região Sul associada ao ciclone que se formou no Oceano Atlântico, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Eventos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Esse fator, somado a Lua Cheia que já começa a amplificar a maré astronômica, favorece a ocorrência de alagamentos nas áreas mais baixas da costa catarinense.

> VÍDEO: Mar invade ruas de Balneário Camboriú

A condição está deixando várias praias de Santa Catarna sem faixa de areia. Além de Balneário Camboriú, outras praias estão registrando pontos de alagamento, como Itajaí, Ingleses, Cabeçudas e Bombinhas, nesta tarde. Além da região Sul, os ventos intensos associados à presença deste ciclone afetaram principalmente o leste de Buenos Aires, na Argentina, o sul e sudeste do Uruguai e no extremo sudeste do Rio Grande do Sul (RS).

O aparecimento do ciclone também espalhou chuvas fortes nos estados do Sul e provocou ventos fortes. As rajadas passaram dos 80 km/h no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e dos 60 km/h no Paraná, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="385687" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]