Saiba como economizar na conta de telefone

Mariana Ohde


As chamadas telefônicas ficaram mais caras neste começo de ano? Sim, ficaram, porque o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou as empresas de telefonia a cobrarem Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a assinatura básica dos serviços.

Dá para escapar desse aumento? A resposta também é sim. Com o objetivo de orientar o consumidor a economizar na hora de usar o telefone após o aumento, a Proteste publicou em sua mais recente edição da revista “Agora” algumas dicas que, segundo informa, farão o leitor “parar de jogar dinheiro fora”.

Entre elas está a de recorrer aos aplicativos que permitem chamadas de voz gratuitas, como o WhatsApp, o Skype e o Viber. Esses “apps” usam dados em vez de minutos, cuja cobrança é diferente da que é feita para as ligações normais telefônicas.

Cinco minutos de conversa pelo Whats consomem cerca de 1 Mb de dados. Hoje, um plano de 200 Mb semanais não custa mais de R$ 10, valor suficiente para “conversar” pelo app durante mil minutos (mais de 16 horas). A Proteste alerta ainda para a mudança de alguns hábitos.

Conta de celular

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="417530" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]