Se exponha, mas não se queime! Começa o dezembro laranja

Jordana Martinez


Redação com assessoria

“Se exponha, mas não se queime”, é com essa mensagem que a Sociedade Brasileira de Dermatologia lançou o “Dezembro Laranja”, mês de prevenção do câncer de pele no Brasil.

Para marcar o início da campanha, cerca de três mil dermatologistas voluntários prestarão atendimento gratuito, esclarecimento e aconselhamento quanto à importância de adotar medidas preventivas. As consultas serão realizadas, em cerca de 130 postos de atendimento em todo o país.

No Paraná, serão 10 postos de atendimento, em Curitiba, Londrina, Cascavel, Paranavaí, Maringá, Foz do Iguaçu, Apucarana e Toledo.

  • Ambulatório de Clinicas Anexo B Sam 4 ambulatório de Dermatologia 
    Centro, Curitiba, PR
  • Ambulatório de Dermatologia – Setor 4 Hospital das Clínicas de Londrina HC- UEL 
    Campus Universitário, Londrina, PR
  • Ambulatório de Especialidades Médicas da Faculdade Evangélica do Paraná – Serviço de Dermatologia 
    Bigorrilho, Curitiba, PR
  • Ambulatório do Hospital Universitário Estadual do Oeste do Paraná 
    Santo Onofre, Cascavel, PR
  • Centro Médico do Hospital Santa Casa de Curitiba, andar Térreo 
    Centro, Curitiba – PR, PR
  • CRE – Centro Regional Especialidade 
    Centro, Paranavai, PR
  • Hospital Municipal de Maringá 
    Jardim Ipanema, Maringá, PR
  • Hospital Municipal Pe. Germano Lauck 
    Parque Monjolos, Foz do Iguaçu, PR
  • Unimed Apucarana 
    Centro, Apucarana, PR
  • Unimed Costa Oeste 
    Centro, Toledo, PR

A lista completa de postos de atendimento está disponível no site http://www.sbd.org.br/controleOsol/exame-preventivo-gratuito/

176 mil casos por ano!

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos surgem mais de 176 mil casos de câncer da pele, o de maior incidência no país. Atenta a esse alto índice, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desenvolve, desde 2014, o movimento Dezembro Laranja, com a promoção de uma série de iniciativas de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, incluindo a importância da fotoproteção para a redução dos riscos.

Neste ano, pela primeira vez, a campanha continua durante todo o verão, trazendo diferentes ações na internet, ruas, praias e parques.

[insertmedia id=”gIekcDb-Hu0]
A campanha pretende conscientizar e educar as pessoas sobre os riscos do câncer da pele decorrentes da exposição excessiva ao sol sem proteção, lembrando que filtro solar não é o único cuidado contra a radiação ultravioleta. A mensagem visa atingir, sobretudo, quem trabalha sob o sol ou ao ar livre e as pessoas em seu cotidiano profissional e em momentos de lazer.
“Queremos divulgar para a grande população, especialmente para os trabalhadores que desempenham suas funções expostos ao sol, como carteiros, vendedores ambulantes, operários da construção civil, feirantes e outros, esse conjunto de atitudes, essenciais para que essa exposição prolongada não traga problemas de saúde”, afirma o presidente da SBD, José Antonio Sanches.
A recomendação é o uso de chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas que cubram boa parte do corpo e protetores solares com fator mínimo de proteção solar (FPS) 30. A hidratação constante também faz parte dessas medidas fotoprotetoras, sem esquecer de evitar os horários de maior insolação: de 10h às 16h.

Previous ArticleNext Article
Jordana Martinez
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.