Secretário-geral da ONU visita o Paraná

Mariana Ohde


O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, e a diretora da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, estiveram no Paraná neste fim de semana. Depois de participar da abertura das Olimpíadas, na sexta-feira (5), Ban Ki-Moon seguiu para Foz do Iguaçu, acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores, José Serra, pelo governador Beto Richa e pela secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. O ministro da saúde, Ricardo Barros, e a vice-governadora Cida Borghetti também acompanharam a visita ao Paraná.

Em Foz, as autoridades participaram de um jantar oferecido pelo diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek, e, no domingo, a agenda incluiu um passeio pelas Cataratas do Iguaçu, uma visita à Itaipu e ao Parque Tecnológico Itaipu. Durante o passeio, Ban Ki-Moon debateu com os gestores os esforços para que o Brasil cumpra os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). As metas foram determinadas em setembro do ano passado pelos países-membros da ONU, que se comprometeram a cumprir os objetivos até 2030.

Durante a visita, a hidrelétrica Binacional Itaipu, compartilhada pelo Brasil e Paraguai, assinou um acordo de cooperação técnica com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Em comunicado, a Itaipu informou que o programa procura a aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos 54 membros da Associação de Municípios do Oeste do Paraná (Amop), que são as cidades brasileiras vizinhas à hidrelétrica.

O reforço da economia nas fronteiras do Paraná também foi abordado. O ministro das Relações Exteriores, José Serra,  conversou sobre o assunto com o governador Beto Richa. Para o ministro, é preciso evitar a saída de empresários brasileiros para mercados mais favoráveis, como o paraguaio – que oferece menos impostos e livre entrada no Brasil. “A gente precisa tomar cuidado, se não, [Foz do Iguaçu] se esvazia e toda essa região pode perder empregos. O que nós precisamos fazer é aumentar nossa competitividade”, explicou.

Esta foi a segunda vez que Ban Ki-Moon visitou a Usina Hidrelétrica de Itaipu. A primeira vez foi no ano passado, em passagem pelo Paraguai. Do Paraná, o secretário embarcou para a Argentina onde continuou um roteiro de visitas internacionais.

(Com informações da CBN Curitiba)

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal