Jovens são o foco da segunda fase da vacinação contra o sarampo

Francielly Azevedo

sarampo, curitiba, casos, casos suspeitos, casos confirmados, ufpr, universidade federal do paraná, politécnico, jardim botânico, secretaria municipal da saúde


Jovens de 20 a 29 anos são o alvo da segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que começa nesta segunda-feira (18), em todo o país. O Paraná tem 368 casos confirmados da doença, destes 195 são nessa faixa etária, conforme o último boletim da SESA (Secretaria de Estado da Saúde).

No Brasil, conforme o Ministério da Saúde, os jovens de 20 a 29 anos são os que mais concentram casos da doença. Nos últimos 90 dias, foram 1.729 casos nessa faixa etária.

Além das unidades de saúde, o ministério vai fornecer a vacina em locais de grande circulação desse público. A ação acontece em conjunto pelos governos federal, estadual e municipal.

Segunda a SESA, no dia 30 de novembro, será realizado o “Dia D” de vacinação para os jovens. A vacina contra o sarampo está disponível gratuitamente na rede pública de saúde.

A primeira etapa da campanha de vacinação ocorreu entre os dias 7 e 25 de outubro, e teve como foco a imunização de crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

SARAMPO

O sarampo é uma infecção viral, altamente contagiosa e de fácil transmissão.

Os sintomas mais comuns da doença são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema – manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo. Também podem ocorrer dores de cabeça, indisposição e diarreia.

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.