Sem lei de incentivo, jornalistas de Curitiba lançam documentário Viagem pela Palestina

Narley Resende

Jornalistas de Curitiba vão lançar no domingo (24), às 19h, na Cinemateca, o documentário “Viagem pela Palestina”.

O filme retrata a cultura palestina pelo olhar da curitibana Cassiana Pizaia, que visitou o país e trouxe vasto material documental para o Brasil.

Com ajuda do jornalista curitibano Vinicius Sgarbe, que é correspondente de uma TV iraniana no Brasil, Cassiana revela no filme uma Palestina ainda pouco conhecida dos brasileiros.

Guiados pelo presidente do Conselho de Cidadãos Brasileiros na Palestina, os jornalistas retrataram lugares sagrados, sítios arqueológicos, cidades históricas, comunidades que cultivam oliveiras centenárias e um modo de vida ancestral.


A jornada começou na fronteira com a Jordânia, foi até Jerusalém e atravessou o país, passando por terras férteis e desertos, igrejas e mosteiros milenares até chegar à cidade mais antiga do mundo.

Independente

e90949e1-7eae-4fc4-a7e6-c3378685353cDe acordo com Vinicius Sgarbe, a produção teve baixo custo, o orçamento foi de R$ 50 mil.

Os jornalistas não contaram com apoios externos para a realização do documentário.

“A gente está em um momento em que se fala muito de inclusão digital, mas se entende essa inclusão como ‘oferecer um equipamento’ para a pessoa poder fazer seus filmes, um lugar para publicar, como é o caso do Youtube. O nosso experimento tem a ver com linguagem. Não é só dar o acesso, mas oferecer também uma maneira de contar a história”, explica Sgarbe.

Além da exibição na Cinemateca, o filme será disponibilizado em plataformas de streaming. “Viagem pela Palestina” é um “cartão de visitas”.

O filme é o primeiro de uma série de projetos que os jornalistas pretendem desenvolver. O próximo filme, que já está em fase de produção, será sobre refugiados e imigrantes baseados em Curitiba.

Viagem pela Palestina estreia no domingo (24), às 19h, e tem entrada gratuita na Cinemateca de Curitiba.

[insertmedia id=”4bwRuEkmbSA”]

 

Post anteriorPróximo post
Comentários de Facebook