Servidores estaduais que aderirem greve geral terão salários descontados, diz secretário

Francielly Azevedo


Nesta sexta-feira (28) está marcada para acontecer em todo país uma greve geral que reúne várias categorias. O movimento nacional protesta contra as reformas trabalhista e previdenciária que estão em tramitação no Congresso Nacional. Com isso, o chefe da Casa Civil Valdir Rossoni afirmou, nesta quinta-feira (27), que o Governo do Estado irá descontar salários dos funcionários públicos estaduais que não comparecerem ao trabalho.

A determinação é para que haja expediente normal em todas as repartições públicas e empresas do Estado nesta sexta-feira, inclusive com a manutenção do horário de aulas em todas as escolas da rede estadual. Segundo Rossoni, os funcionários que faltarem ao trabalho terão o dia descontado da folha de pagamento, conforme determinou o Supremo Tribunal Federal (STF) em outubro passado. “Os paranaenses não suportam mais tantas greves. É preciso entender que o dinheiro utilizado para pagar salário do funcionalismo vem do suor da população, através dos impostos. Não é do governador ou meu”, declarou.

De acordo com o secretário, o governo reconhece o direito a manifestações, mas sugeriu que elas ocorram nos finais de semana, feriados ou fora do horário de expediente para não atrapalhar a população em geral. “Estamos abertos a negociações, mas greve não acrescenta nada à sociedade paranaense. E quem não trabalha não recebe”.

 

 

Educação

O chefe da Casa Civil também garantiu que nenhum aluno terá o ano letivo prejudicado, mesmo que parte do magistério deixe de trabalhar para participar de protestos. “O Estado cumpre a lei: ano letivo vai ter 800 horas/aula. É direito do aluno. Se os estatutários não quiserem fazer a reposição, vamos cobrir com os professores do Processo Seletivo Simplificado, o chamado PSS”, adiantou.

Previous ArticleNext Article
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.
[post_explorer post_id="427576" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]