Sisu: hoje é o último dia para inscrições no Sistema de Seleção Unificada

Nesta primeira edição de 2022 do Sisu, estão sendo são oferecidas 222 mil vagas em 6.146 cursos de graduação em 125 instituições

Agência Brasil - 18 de fevereiro de 2022, 09:52

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Terminam sexta-feira (18), às 23h59, as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) de 2022. O resultado da chamada única será divulgado em 22 de fevereiro. Nesta primeira edição de 2022 do programa, estão sendo são oferecidas 222 mil vagas em 6.146 cursos de graduações que estão disponíveis em 125 instituições públicas de ensino superior.  

Para se inscrever no programa pela página do Sisu os estudantes devem ter feito o Enem em 2021 e não podem ter zerado a redação. Os estudantes que não concluíram o ensino médio e participaram do Enem como "treineiros" não estão habilitados para o programa. No dia 9, o MEC (Ministério da Educação) divulgou as notas da edição de 2021 do exame.

O candidato pode se inscrever em até duas opções de curso, turno e instituição, observando a modalidade de concorrência, como sistema universal, lei de cotas ou ações afirmativas, além de ordem de preferência. As escolhas podem ser alteradas até o prazo final de inscrições, se o candidato mudar de ideia. Passado o prazo final, o sistema não permiterá novas mudanças. 

Para facilitar a decisão, o MEC divulga diariamente um balanço parcial do Sisu 2022, no qual o candidato pode ver em qual posição está na disputa pelas vagas desejadas nos cursos que escolheu e quais as notas de corte, podendo mudar de opção se assim desejar.

RESULTADO DO SISU 2022/1

O resultado do Sisu 2022/1 será divulgado em 22 de fevereiro. Os candidatos devem acompanhar a página do programa para ver se serão convocados em uma das duas opções em que se inscreveram. Se aprovado em pelo menos uma opção de curso, o candidato deve ficar atento à data da matrícula na instituição de ensino para não perder a vaga. É necessário conferir a documentação descrita no site do programa e providenciar o que for preciso.

Quem não for convocado em nenhuma das duas opções de curso ainda tem uma chance. Poderá manifestar interesse pela lista de espera, de 22 de fevereiro a 8 de março, na mesma página em que a inscrição foi feita. Eventuais chamadas seguintes são de responsabilidade das instituições de ensino.