Tornado em SC dispara alerta no PR

O tornado que abalou Santa Catarina nesta segunda-feira (20) deixou os paranaenses em alerta. Segundo o Simepar (Sistema..

Redação - 19 de abril de 2016, 12:41

O tornado que abalou Santa Catarina nesta segunda-feira (20) deixou os paranaenses em alerta. Segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), o fenômeno é raro, mas pode ocorrer no estado. Há histórico recente de tornados no Paraná: em Medianeira, na região oeste, em 2009, e em Pérola, no noroeste, em janeiro deste ano. O primeiro só não causou vítimas porque passou ao redor da cidade. No último, uma pessoa morreu e várias ficaram feridas.

O meteorologista Lizandro Jacobsen explicou ao Paraná Portal a dificuldade de prever um fenômeno como esse.  “Quando acontece tempestade, a chance de ocorrer tornado é de 1% e, mesmo assim, ocorre apenas entre 2 e 3 minutos”. Apesar do constante acompanhamento do Simepar, não é possível prever a ocorrência de tornados, mas o meteorologista informa que  as condições de tempestade são menores nesta terça (21) do que ontem (20) no litoral. Há mais chances de temporal no norte do Paraná e em São Paulo.

Confira o vídeo do tornado registrado no Paraná em janeiro deste ano:

https://www.youtube.com/watch?v=v0Li9Jo_6-U