UFPR abre inscrições para vestibular 2016

Andreza Rossini


Da BandNews Curitiba

Começam nesta quinta-feira (18) as inscrições para o vestibular 2016/2017 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As provas da primeira etapa do vestibular estão marcadas para o dia 23 de outubro. Já a segunda fase, que tem uma prova de produção e compreensão de textos, deve acontecer no dia 27 de novembro. Do número de vagas da UFPR, 50% são destinadas ao Sistema de Cotas. Este sistema é dividido em quatro grupos.

O primeiro grupo é composto por alunos negros, pardos ou indígenas que possuam uma renda familiar de até um salário e meio. O segundo conjunto de cotas é destinado a estudantes com renda de até um salário mínimo e meio, independente da cor da pele. O terceiro grupo é composto por alunos autodeclarados negros, pardos ou indígenas sem levar em consideração a renda. Já no quarto, a renda e a cor da pele não são determinantes.

Em todos os grupos, os alunos precisam ter cursado o ensino médio em uma escola pública. De acordo com o Reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, o vestibular 2016/2017 tem algumas novidades, dentre elas, a redução de 20% para as vagas do Sistema de Seleção Unificada- o Sisu.

“Nosso vestibular próprio que até ano passado recebia 70% víamos que os candidatos tem maior sucesso. Candidatos que vem pelo Sisu vem as vezes de fora, de longe, ficam aqui por um ano, fazem novamente a aplicação e quando conseguem uma vaga mais próxima a sua localidade acabam se evadindo. A vaga fica perdida e temos que usar o Provar. Isso causa uma perda do recurso público, porque uma vaga aberta é uma vaga não utilizada”, disse.

Além da diminuição das vagas SISU, as datas das provas foram antecipadas e este vestibular vai ter novos cursos.

“São novos cursos, no campus Matinhos uma licenciatura em Geografia e em música uma prova específica na segunda fase”.

Alguns cursos da Universidade Federal do Paraná vão além da prova do vestibular. O sistema de seleção estendida é composto por uma prova objetiva e prática. Os cursos de música, matemática e estáticas fazem parte deste sistema. De acordo com o coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR Mauro Belli, também haverá mudanças no processo operacional de correção das provas.

As inscrições para o vestibular 2016/2017 da UFPR acontecem até o dia 15 de setembro e deverá ser feita pelo site da Universidade.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="379817" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]