UFPR é a sétima melhor universidade do Brasil

Quem está inscrito no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem um motivo a mais para cobiçar as sonhadas ..

Mariana Ohde - 19 de setembro de 2016, 16:25

Quem está inscrito no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem um motivo a mais para cobiçar as sonhadas vagas. A instituição ficou em 7º lugar entre as melhores universidades brasileiras, de acordo com o ranking elaborado pelo jornal Folha de S. Paulo. Com 92,37 pontos, a UFPR conquistou também a segunda melhor posição do Sul.

O ranking considera cinco itens: Inovação (no qual a UFPR ficou em 4º lugar), Ensino (9ª posição), Pesquisa (11º), Mercado (12º) e Internacionalização (24º).

O primeiro lugar do ranking coube à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), seguida da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Confira as dez primeiras colocadas:

A primeira no Facebook

Nas redes sociais, a UFPR também ocupa lugar de destaque. A instituição é a que possui mais fãs no Facebook entre as 63 universidades federais, com 143.981 curtidas.

Os dados são de um levantamento feito em 1º de setembro pelo jornalista e consultor em Comunicação Cristiano Alvarenga, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Para o jornalista, o crescimento da UFPR no ranking está relacionado ao seu bom desempenho nos últimos oito meses. Em janeiro, a Universidade ocupava a terceira posição, mas os 42.295 novos seguidores obtidos no período (o melhor avanço entre as universidades) garantiu a sua liderança.

Ainda de acordo com o consultor, o crescimento no número de seguidores da UFPR resulta de várias ações. Entre elas, prestação de serviço, informação proativa e utilização de diversos recursos possibilitados pelo Facebook. “As iniciativas geram compartilhamentos, comentários e ampliam o alcance das publicações e, consequentemente, a audiência da página”, explica. .

Pessoas falando sobre isso

Além de apresentar a classificação por número de fãs das páginas, o jornalista também pesquisou o item “pessoas falando sobre isso”. A diferença das duas medições é que o número de curtidas representa um processo histórico, cumulativo e com tendência de constante crescimento. Já o indicador “pessoas falando sobre isso” está relacionado à interação com as publicações da página nos últimos 28 dias, com atualização diária e sem dependência direta com o número de curtidas.

A pesquisa apresentou a UFPR na segunda colocação no indicador “pessoas falando sobre isso”, com 24.447. O segundo lugar coube à Universidade Federal do Pará – UFPA (com 12.886) e a Universidade Federal da Bahia – UFBA (com 10.018). Na pesquisa com as universidades federais, foram contabilizadas 219.163 “pessoas falando sobre isso” – média de 3.653 por instituição.

Confira a pesquisa na íntegra.

(Com informações da UFPR)