UFPR antecipa formatura de 92 médicos formados na universidade

Redação

UFPR antecipa formatura de 92 médicos formados na universidade

92 médicos formados na UFPR (Universidade Federal do Paraná) decidiram antecipar sua formatura e realizar remotamente nesta quinta-feira (7) a colação de grau para começarem a trabalhar no sistema de saúde brasileiro.

Essa foi a turma número 150 da UFPR em 107 de história do curso de Medicina da universidade.

O Governo Federal autorizou a antecipação na formatura de médicos em todo Brasil a partir de março nos cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia, desde que tenham completado 75% do período de internato médico ou estágio supervisionado.

“A situação foi discutida e votada por duas vezes no colegiado do curso e a maioria dos membros decidiu que não haveria danos à sociedade em formar os alunos no final da trajetória, antes de completar totalmente o internato”, explicou o coordenador de Medicina, professor Ipojucan Calixto.

A expectativa na atuação em meio a pandemia de coronavírus é compartilhada pela médica formanda Paula Adamo. “A gente entende que nossa hora é agora, que o mundo está precisando da gente, pois os médicos farão a diferença. Então passamos por cima dos sentimentos de medo e de frustração para atuarmos junto aos demais médicos. Isso nos traz alegria”, pontuou.

Os estudantes irão realizar a colação de grau por meio do sistema de gestão de processos eletrônicos da UFPR. A celebração terá a presença do reitor Ricardo Marcelo Fonseca, que será o responsável por conduzir a cerimônia

“Esse é um momento histórico, por ser a primeira formatura virtual feita pela UFPR em mais de um século de existência e por ela acontecer por um motivo mais do que nobre: colocar novos profissionais de saúde para combater essa emergência que agora vivemos”, avaliou o reitor.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="697677" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]