UFPR retoma hoje aulas presenciais com passaporte da vacina

Segundo a Universidade, mais de 90% dos estudantes já protocolaram os comprovantes de vacinação contra a Covid-19.

Larissa Biscaia - BandNews FM Curitiba - 14 de fevereiro de 2022, 13:25

Foto: Divulgação/UFPR
Foto: Divulgação/UFPR

Após duas semanas em formato híbrido, a Universidade Federal do Paraná retoma as aulas presenciais, nesta segunda-feira (14). O calendário acadêmico iniciou no dia 31 de janeiro e é preciso apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para frequentar as salas de aula. As informações são da BandNews Curitiba.

Os alunos da UFPR devem protocolar a carteirinha no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica. O mesmo vale para servidores, técnicos e professores, segundo uma resolução do Conselho Universitário.

Um setor do núcleo de pesquisas fica responsável por acompanhar casos positivos da doença. A instituição desenvolveu um aplicativo para rastrear pessoas que tiveram contato com infectados, conforme explica o reitor, Ricardo Marcelo da Fonseca.

"A gente faz esse levantamento de onde as pessoas passaram por meio de um aplicativo chamado Check UFPR. Tem um QR Code na entrada de cada ambiente da universidade, e os alunos, técnicos e professores podem registrar a sua presença, como um check in. Quando houve um caso de contaminação nós temos condição pelo aplicativo de verificar quem esteve junto com a pessoa contaminada e em quais ambientes", disse.

Segundo a Universidade, mais de 90% dos estudantes já protocolaram os comprovantes de vacinação. O reitor defende que o momento é seguro para a retomada.

"Agora é o momento de mudar, como todos estão fazendo, para que haja 100% das atividades presenciais. A universidade já estava com muitas atividades presenciais, e nesse momento, que é um desafio do ponto de vista biossanitário, pra que todas as aulas e todos os estudantes voltem a ser presenciais. Preparamos isso com muita cautela, muita ciência, tivemos que atrasar em duas semanas em vista do que disseram nossos cientistas em vista da subida da variante ômicron, e eles acertaram pois os dados mostram que a curva aqui no Paraná tanto de contaminações quanto de hospitalizações estão em queda", completa o reitor.

Os Restaurantes Universitários (Rus) têm funcionamento normal desde o dia 31 de janeiro. Para acessar os espaços é preciso apresentar comprovante de vacinação ou um teste negativo para coronavírus, feito em até 72 horas antes.