Vídeo do governo do Paraná sobre racismo institucional viraliza na internet

Julie Gelenski e Fernando GarcelComemorado no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra incentivou que o Governo do..

Redação - 17 de novembro de 2016, 12:58

Julie Gelenski e Fernando Garcel

Comemorado no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra incentivou que o Governo do Paraná desenvolvesse uma campanha de conscientização sobre "racismo institucional". O vídeo que foi publicado na manhã de quinta-feira (17) já teve mais de 8 milhões de visualizações e 256 mil compartilhamentos no Facebook.

Na campanha, dois grupos formados por profissionais de Recursos Humanos devem avaliar fotografias de pessoas em diversas situações. Um homem correndo, uma mulher segurando uma roupa em uma loja, um homem de terno, uma mulher lavando a pia de casa e uma mulher grafitando um muro. O primeiro grupo avaliou fotos de pessoas brancas. O segundo avaliou fotos de pessoas negras.

Para o primeiro grupo, o homem de terno seria alguém "importante" ou um empresário. Para o segundo, a foto de um homem negro representava um segurança ou um motorista particular. A situação se repete em todas as outras fotografias.

Veja:

Também serão realizados seminários, palestras, debates, oficinas e atividades culturais para refletir sobre esse assunto.