Vídeo em homenagem a PMs mortos viraliza na internet

Narley Resende


Um vídeo produzido pela setor de Comunicação Social da Polícia Militar do Paraná para veiculação interna neste dia 2 de novembro, como homenagem aos policiais militares que tombaram em ação, se tornou um viral na internet e está sensibilizando os internautas.

As cenas remetem a ação de policiais militares e a árdua rotina do imprevisto, sem a certeza da volta para casa após confronto com marginais. O vídeo alerta ainda sobre as centenas de mortes de policiais militares em todo o País neste ano. Somente em 2017, 322 deles foram assassinados.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na semana passada, no recorte sobre a morte de policiais civis e militares, aponta que o número de policiais que morrem fora de serviço quase dobrou no Paraná. Em 2016, 21 policiais morreram fora do horário de serviço. No ano anterior, foram 13 policiais mortos enquanto estavam de folga. Em escala de trabalho, foram quatro mortes em 2016 e seis em 2015.

O anuário também acompanha o efetivo policial nos estados. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública considera que o número ideal de policiais militares no Paraná seria 27.948, considerando também os Bombeiros Militares. No entanto, o Estado tem apenas 19.433 – um déficit de 8.515 policiais. O número é de 2015, já que o Paraná não forneceu os dados de 2016.

Na Polícia Civil, faltam mais de três mil policiais para completar o efetivo. O número ideal de agentes seria de 7.305, mas no ano passado havia apenas 4.281 policiais civis de efetivo existente. Em um ano, o Paraná perdeu 77 agentes da Polícia Civil.

[insertmedia id=”02_IlatvPts”]

 

Previous ArticleNext Article