‘Vocabulário da Pandemia’: universidade reúne os verbetes mais usados

Redação

vocabulário digital da pandemia

Foi lançado no mês de agosto o Vocabulário Temático Digital da Pandemia, organizado pelo Grupo de Estudos Palavra, da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O produto apresenta verbetes que são comuns durante a pandemia da Covid-19, como “coronavírus”, “distanciamento social”, “colapso”, “imunização”, “ensino remoto”, “luto”, “medo”, “negacionismo”, “sobrevivente” e “vacina”.
Uma das coordenadoras da instituição, Eliana Sturza, disse que a ação é “uma colaboração extremamente relevante nesse momento e nesse contexto institucional”. Já o professor Lucas Martins Flores, frisou que é entregue um pouco do trabalho à população brasileira.

Ciência colaborativa para o Vocabulário da Pandemia

O Vocabulário da Pandemia do Novo Coronavírus está vinculado ao Observatório de Informações em Saúde, sob a coordenação do professor Luís Felipe Dias Lopes. O Observatório tem a finalidade de fornecer dados e informações diárias sobre a Covid-19 e auxiliar no monitoramento e planejamento das ações em saúde pública para o combate à pandemia.
O professor Tiago Ardenghi também destacou a importância da ciência aberta e colaborativa. O projeto tem parceiros que produzem uma escrita compartilhada, com o trabalho de elaboração de verbetes, com comprometimento social e científico. O resultado é um produto advindo da ciência, produção do conhecimento, tecnologia e ensino.

UFPR participa do grupo

A UFPR é uma das instituições participantes do Grupo de Estudos Palavra, Língua e Discurso (Pallind). A ideia de criar o vocabulário partiu de uma proposta de contribuição da área das ciências humanas e, de modo especial, dos estudos da linguagem na compreensão e enfrentamento da situação pandêmica do novo coronavírus. A professora Maria Cleci Venturini, da pós-graduação em Letras da UFPR, coordena o bloco sobre “História e memória na pandemia”.
Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="787598" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]