Geral
Voo trazendo brasileiros de Israel desembarca em Brasília

Voo trazendo brasileiros de Israel desembarca em Brasília

Neste primeiro momento, a estimativa do governo é retirar 900 brasileiros que estão nos territórios de Israel e na Palestina.

Rafael Nascimento - quarta-feira, 11 de outubro de 2023 - 07:37

Um voo trazendo brasileiros de Israel pousou em Brasília na madrugada desta quarta-feira (11). Esse foi o primeiro avião de resgate para repatriar cidadãos do país enviado ao Oriente Médio pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores.

Conforme o Itamaraty, o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) trouxe ao país 211 passageiros. Neste primeiro momento, a estimativa do governo é retirar 900 brasileiros que estão em Israel e na Palestina.

Chamada de “Operação Voltando em Paz”,  a ação foi mobilizada pelo Governo Federal após o início do conflito armado entre Israel e o grupo Hamas, no último fim de semana.

Outros quatro voos estão previstos até domingo (15). As próximas aeronaves da FAB com repatriados devem pousar no Rio de Janeiro, no Recife e em São Paulo.

O Itamaraty informou, ainda, que já colheu os dados de pelo menos 2,7 mil brasileiros interessados em deixar a região e voltar ao Brasil. A maioria é de turistas que visitavam Tel Aviv e Jerusalém quando, no último sábado (7), o Hamas, que governa a Faixa de Gaza, deflagrou um ataque contra o território israelense. Em resposta, Israel passou a bombardear a Faixa de Gaza.

A ministra substituta das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, afirma que o objetivo do governo é “trazer todos de volta”. Ela, o ministro da Defesa, José Múcio, e o comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno, receberam os repatriados na Base Aérea de Brasília.

Neste primeiro momento, o Itamaraty priorizou o traslado de cidadãos que residem no Brasil e visitavam a região do conflito sem ter passagem de volta. Uma segunda etapa da operação está sendo planejada, após a conclusão desses primeiros cinco voos.

O governo federal confirmou a morte de dois brasileiros no conflito, ambos de 24 anos. Ranani Nidejelski Glazer e Bruna Valeanu foram vítimas do ataque do Hamas a um festival de música eletrônica que ocorria no Sul de Israel, próximo à Faixa de Gaza. Segundo a imprensa israelense, só no local, já foram localizados 260 mortos.

Há ainda uma brasileira desaparecida, de 41 anos.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, em torno de 14 mil brasileiros vivem em Israel e 6 mil na Palestina. Além disso, muitos turistas visitam a região, seja para conhecer locais considerados sagrados, seja para participar de eventos.

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv está recebendo, por meio de formulário em seu site, a inscrição de interessados em repatriação.

Compartilhe