justiça do trabalho
Compartilhar

Diálogos importantes sobre a esfera trabalhista

Então chegou mais uma segunda-feira, como tantas outras, em que os planejamentos iniciam com tantas expectativas, que o ..

Janaina Chiaradia - 18 de fevereiro de 2019, 13:51

extraída do blog &quothttp://trtpr.blogspot.com/2019/02/presidente-do-csjt-dialoga-com-membros.html&quot
extraída do blog &quothttp://trtpr.blogspot.com/2019/02/presidente-do-csjt-dialoga-com-membros.html&quot

Então chegou mais uma segunda-feira, como tantas outras, em que os planejamentos iniciam com tantas expectativas, que o dia seguinte deve, no mínimo, ser um reflexo desse sentimento.

Entre os cumprimentos de prazos, verificação de atividades e organização inicial da semana, costumo verificar as notícias referentes as questões trabalhistas, e entre algumas, uma constante no blog “Nona todo dia” (http://trtpr.blogspot.com/), oriundo do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (Estado do Paraná), me chamou atenção.

A temática envolvida na discussão, destacava o diálogo entre o Presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), com membros dos Poderes Executivo e Legislativo, em prol da Justiça do Trabalho.

Assim relatou a mencionada notícia:

O presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Brito Pereira, abriu a reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) e deu as boas-vindas nominalmente aos novos dirigentes de Tribunais Regionais que passaram a integrar o Coleprecor. O encontro foi realizado nesta quarta-feira (13), na sede do TST, em Brasília. Em seu pronunciamento, o ministro Brito Pereira falou sobre a interlocução que tem feito junto aos Poderes Executivo e Legislativo em prol da Justiça do Trabalho.

Assédio moral

Ao destacar a importância da realização de debates sobre o tema “combate ao assédio moral”, o presidente do CSJT e do TST pediu empenho aos TRTs para que organizem eventos internos tratando do assunto no período de 6 a 10 de maio. “O objetivo desses eventos é, de um lado, dissuadir os servidores da ideia de praticar atos de assédio moral e, de outro, encorajar as vítimas, e potenciais vítimas, a procurar se defender desse tipo de agressão”, disse.

Orçamento e redução de despesas

Após elogiar os esforços de magistrados e servidores quanto à execução orçamentária no ano passado, o ministro afirmou que constituiu grupo de trabalho para monitorar mensalmente o orçamento da Justiça do Trabalho. E conclamou todos os Tribunais Regionais do Trabalho a reduzirem suas despesas. “Quero pedir aos Tribunais Regionais que economizem o máximo possível as despesas com diárias e passagens, realizando as reuniões por videoconferência no caso, por exemplo, da Tecnologia da Informação”, afirmou.

Concurso unificado

Por fim, ao ser questionado sobre o andamento do concurso nacional unificado para ingresso na magistratura do trabalho, o presidente Brito Pereira afirmou que toda a programação do certame vem sendo cumprida rigorosamente. “Esperamos que dia 1º de março sejam realizadas as primeiras remoções; amanhã (14/2) será publicado ato do qual constará o número de cargos a serem providos inicialmente (tudo conforme as regras do edital do concurso); e, em seguida, será publicado o ato com o cronograma das atividades e o edital de convocação dos primeiros candidatos para fazerem as opções pelas regiões onde há vagas oferecidas para provimento”. Nessa primeira chamada, serão contemplados os sete Tribunais que ofereceram vagas no Edital (2ª, 3ª, 8ª, 11ª, 14ª, 23ª e 24ª Regiões).

(Fonte: CSJT)

Postado por Nona Todo Dia em 18.2.19

Ao me deparar com tais questões, o impacto delas perante toda a sociedade, a importância para nosso cotidiano social, financeiro e econômico, bem como, com os estudos que tenho realizado, a certeza de que, devemos promover o fortalecimento da Justiça do Trabalho, e não a sua extinção, me move a cada vez mais, compartilhar experiências e transmitir informações, para que, você leitor, possa refletir com prudência, sobre os parâmetros apontados.

Um ótimo início de semana,

Termino com um clássico do nosso lindo país:

https://youtu.be/cl-DMxUFXPo

 

Abraços,

Janaína Chiaradia