Mais Esportes
Compartilhar

Instrumentos facilitam a renegociação de dívidas de crédito rural

Os produtores têm à disposição dois instrumentos para renegociação de dívidas de crédito rural. Aqueles que estão com di..

FAEP - 31 de agosto de 2017, 16:26

Foto: FAEP
Foto: FAEP

Os produtores têm à disposição dois instrumentos para renegociação de dívidas de crédito rural. Aqueles que estão com dificuldades para pagar as parcelas deste ano das operações de custeio e investimento, por causa de redução dos preços recebidos, dificuldades de comercialização ou perdas por problemas climáticos, podem solicitar a renegociação.

A prorrogação parcial ou total da parcela está prevista nas normas do Manual do Crédito Rural (MCR), mas pode impedir que o produtor tenha acesso a novos financiamentos por conta do aumento do risco do agente financeiro.

Já os inscritos na Dívida Ativa da União (DAU) têm até dezembro para quitar os débitos antigos com descontos. O produtor deve aderir a esse benefício, previsto na Lei 13.340/2016, ainda neste ano.

As orientações e modelos de carta de pedido de prorrogação podem ser consultados no site do Sistema FAEP/SENAR-PR, no link Serviços.