Geral
Marialva realiza encontro estadual sobre o cultivo de Pitaya

Marialva realiza encontro estadual sobre o cultivo de Pitaya

Tecnologias de manejo de pragas e doenças, produção de mudas, novas cultivares, além de mercado são alguns dos temas a serem tratados neste evento gratuito.

TV Maringá - terça-feira, 22 de novembro de 2022 - 10:17

A cadeia produtiva da pitaya (Selenicereus undatus) será tema do 1º Encontro Paranaense de Pitaya – Evolução e Cenário no Brasil. Novas tecnologias de manejo de pragas e doenças, produção de mudas, novas cultivares, além de mercado são alguns dos temas a serem tratados neste evento, que será realizado, nos dias 23 e 24 de novembro, de forma presencial em Marialva e também pela internet. A inscrição é gratuita. 

No último dia do evento também está programada a visita técnica a uma propriedade em Jandaia do Sul tida como modelo no Estado. “A Pitaya é uma fruta expoente, que vem avançando em áreas de cultivo. Ela permite uma boa rentabilidade ao produtor, porém ainda muito nova em nosso meio. Tanto agricultores como profissionais às vezes desconhecem detalhes da cultura para a obtenção de sucesso”, explicou o coordenador de Fruticultura do Paraná, Eduardo Augustinho. 

Em paralelo ocorrerá um seminário de comercialização para dirigentes da cadeia de horticultura. “Vale a pena vir conhecer, uma vez que ambos os eventos vão contar com especialista da pitaya do Brasil. Uma fruta que tem proporcionado uma rentabilidade excepcional em comparação com outras culturas e que conquistou os brasileiros pelo sabor e propriedades benéficas para a saúde”, completou Augustinho.

Realização
Este evento é patrocinado pela Associação Maringaense dos Engenheiros Agrônomos (AMEA), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), IDR-PARANÁ,  Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), Agro Uningá Consultoria, Centro Universitário Uningá, Associação dos Produtores de Pitaya do Brasil (Appibras). Conta ainda com apoio da Domene Agro, Café Bela Esperança, Prefeitura de Marialva, Sindicato Rural de Marialva, Sicredi, Cresol e Polpa Norte. 

Compartilhe