Moda e Comportamento
Compartilhar

Dicas para aquecer a casa neste inverno

No inverno sempre dá vontade de deixar os ambientes da casa mais quentes e confortáveis. Saiba que com pequenos reparos,..

Guilherme Grandi - 19 de agosto de 2017, 00:01

No inverno sempre dá vontade de deixar os ambientes da casa mais quentes e confortáveis. Saiba que com pequenos reparos, manutenção e escolha de produtos certos é possível conquistar espaços muito agradáveis.

Para ajudar nessa tarefa, a Dicico, rede varejista de materiais de construção, dá dicas para manter a casa aquecida e aconchegante. Confira:

Como escolher o chuveiro ideal

Os tipos mais comuns de chuveiros são: elétricos, a gás e solares. Os chuveiros elétricos são práticos e têm bom custo/benefício na instalação. Já as duchas a gás e os solares proporcionam mais conforto por apresentarem maior pressão de água e são também mais econômicas e sustentáveis.

Para assegurar o bom funcionamento do chuveiro e evitar acidentes, confirme se a voltagem do produto está de acordo com a voltagem da moradia (110 volts ou 220 volts). Faça uma escolha segura e opte por marcas com credibilidade no mercado. Aposte em aparelhos com potência superior a 5.400 watts, pois têm maior durabilidade e potência.

Como escolher o aquecedor de água ideal

Vários fatores precisam ser considerados para a escolha do aquecedor de água. Inicialmente, atente-se à hidráulica, verificando as tubulações para água fria e quente e para o gás que vai manter o aquecedor (pode ser o modelo GLP – Gás Liquefeito do Petróleo ou o Gás Natural). Quanto mais distante o aquecedor estiver do local de consumo, maior será a perda de temperatura e isso influenciará no bom funcionamento do produto. Analise também os pontos de consumo que deseja utilizar (duchas, torneiras, banheiras, entre outros). Confira dicas relacionadas aos pontos de consumo:

- 8 litros - atende um banheiro, com apenas um chuveiro a ser aquecido.

- 10 a 15 litros – ideal para um banheiro que possui um chuveiro e uma torneira.

- 22 a 26 litros – atende dois banheiros com duchas de 10 litros de vazão, no máximo.

- 30 a 37 litros – recomendado para três banheiros com duchas de 10 litros de vazão, no máximo.

Iluminação certa para aquecer os ambientes da casa

Certos truques de iluminação e decoração também podem ajudar a deixar os espaços mais confortáveis e aconchegantes no inverno. Trocar as lâmpadas de luz branca por lâmpadas amarelas, por exemplo, promovem uma sensação maior de calor. Outra dica é substituir a luz direta pela iluminação indireta, usando luminárias, abajures ou arandelas. Aposte também no uso de almofadas e tapetes, além de aquecerem os ambientes, renovam a decoração.