Moda e Comportamento
Compartilhar

Exposição expostos com históricos de pacientes conscientiza sobre o câncer de mama

Com Metro JornalEstreia nesta terça (3) a mostra “Câncer de Mama: A Exposição que Ninguém Quer Ver”, um iniciativa que i..

Guilherme Grandi - 03 de outubro de 2017, 11:49

No mês de conscientização e prevenção da doença, iniciativa expõe diagnósticos positivos para incentivar orientação médica. [foto: divulgação]
No mês de conscientização e prevenção da doença, iniciativa expõe diagnósticos positivos para incentivar orientação médica. [foto: divulgação]

Com Metro Jornal

Estreia nesta terça (3) a mostra “Câncer de Mama: A Exposição que Ninguém Quer Ver”, um iniciativa que integra o mês de outubro de conscientização e prevenção da doença.

A exposição partiu de uma parceria entre 6 empresas que se uniram com o objetivo de conscientizar as mulheres a realizarem exames preventivos com a regularidade necessária.

A mostra busca atrair a atenção e curiosidade do público por imagens coloridas com traços abstratos que, à primeira vista, lembram o trabalho de artistas contemporâneos, mas que, na verdade, retratam diagnósticos positivos do câncer de mama em pacientes reais.

Estão expostos 6 painéis de lâminas de patologias de seios com a presença do câncer, que estão dispostos ao lado dos históricos das pacientes, a fim de incentivar as visitantes a buscarem orientação médica e a manterem vigilância constante.

Flávia Simas da Agência Tif, uma das idealizadoras do projeto, contou ao Metro Jornal que a ideia é mostrar imagens da doença de uma maneira atrativa. “À primeira vista, você tem contato com uma estética bonita, e só quando você entende o que é a imagem é que você tem o choque da essência real, que é o câncer de mama. Estamos fazendo um paralelo com o que a arte faz, que é chamar atenção pelo visual e chocar pela essência”.

A montagem da mostra contou com a participação de pacientes reais diagnosticadas com câncer de mama, que contribuíram com depoimentos e com históricos médicos. A exposição fica em cartaz até o dia 15 de outubro no vão central do Museu Oscar Niemeyer, e do dia 17 ao dia 31 de outubro no Shopping Pátio Batel.