
Tarde de autógrafos badalada no Pátio Batel
Angélica Fenley Belich
13 de dezembro de 2017, 17:31
Com Metro JornalUm passeio turístico por Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, ganhou um novo ponto no roteiro..
Guilherme Grandi - 14 de dezembro de 2017, 11:26
Um passeio turístico por Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, ganhou um novo ponto no roteiro: a Casa da Memória Ferroviária.
Localizado no centro da cidade, o museu já funcionava desde 2015, mas recebeu na semana passada um acervo de mais de 100 bens de valor histórico, tais como fotografias, documentos, instrumentos e objetos pessoais usados pelos trabalhadores ferroviários que atuaram na região de Curitiba desde o século XIX.
O acervo foi cedido pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que desde 2007 faz um inventário dos bens da antiga RFFSA (Rede Ferroviária Federal SA). Desde então já foram catalogados mais de 67 mil itens pelo país – que vão de locomotivas, vagões, carros de passageiros e maquinário até móveis, relógios, sinos, telégrafos e papéis.
“Os materiais pertencem à União, mas a gente cede aos municípios para que montem seus museus. A Lapa também acabou de inaugurar o dela ”, conta José Luiz Desordi Lautert, superintendente do Iphan no Paraná.
Locomotivas
Outro esforço que o Iphan empreende no Paraná é pela restauração de locomotivas. Neste momento uma está sendo restaurada em Curitiba e há negociações para reforma de duas outras em Londrina, uma em Ponta Grossa e uma em Maringá. “Nossa primeira providência foi notificar as prefeituras para tirarem as locomotivas de praças e parques, onde ficavam sujeitas a vandalismo e à ação do tempo”, explica Lautert.
Maria fumaça vai ao Litoral no domingo
Em circulação pela região de Curitiba desde o último dia 7 e decorada com luzes natalinas, a locomotiva Maria Fumaça Mallet 204, que voltou a rodar pela capital depois de 40 anos, só ficará na cidade até sábado.
Nesta quinta, a partir das 17h, ela fará pela última vez no ano um roteiro por 12 bairros de Curitiba que passa pela Rodoferroviária, no Centro. Sexta, a atração passa por Pinhais e no domingo vai se deslocar ao Litoral, onde visitará Paranaguá e Morretes.