A Agroindústria
Compartilhar

Atletas e entidades esportivas de Curitiba fazem campanha em prol da doação de sangue

Repórter Fábio Buchmann | CBN CuritibaFoi lançada nesta quinta-feira (2), em Curitiba, a campanha “Doe Sangue pelo Espor..

Fernando Garcel - 02 de junho de 2017, 14:14

Repórter Fábio Buchmann | CBN Curitiba

Foi lançada nesta quinta-feira (2), em Curitiba, a campanha “Doe Sangue pelo Esporte”. O objetivo é incentivar a população a fazer o cadastro de medula óssea e conscientizar sobre a importância da doação de sangue. A mobilização envolve o Governo do Paraná, a Prefeitura da capital, clubes de futebol e sociais, exército, atletas e uma série de entidades ligadas ao desporto.

A meta é usar o esporte para sensibilizar novos doadores, principalmente neste período do ano em que o volume de captações cai, por conta do frio.

Nesta quinta-feira, o ônibus do Hemepar ficou na Rua da Cidadania do Carmo/Boqueirão com uma ação de coleta externa de sangue. Durante todo este mês, uma série de atividades serão desenvolvidas em vários bairros de Curitiba sobre o tema.

De acordo com diretor-geral do Hemepar, Paulo Hatschbach, qualquer ajuda é bem-vinda. "Foi uma iniciativa da Secretaria de Esportes de Curitiba. Nós precisamos de todo o tipo de sangue. Qualquer tipo de sangue é bem-vindo. Precisamos desses doadores pelo menos duas vezes no ano", disse.

Durante o mês de junho, quem doar sangue no Hemepar, pode concorrer a uma camisa autografada dos principais times de futebol da capital. Para participar, basta informar o código 39 na recepção da unidade e aguardar o sorteio no final do mês. As camisas foram doadas pelos próprios clubes que também apoiam a causa.

Para doar ser um doador, é essencial estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos. É importante estar descansado e evitar alimentação gordurosa, mas não pode estar em jejum.

O Hemepar de Curitiba fica na Travessa João Prosdócimo, número 145, no Alto da XV. Durante a semana, a unidade abre das sete e meia da manhã às seis e meia da tarde. No sábado, abre das oito horas da manhã às seis da tarde.