Escola de Curitiba cria projeto para ensinar alunos a colaborar com a limpeza

Francielly Azevedo


Para ensinar aos estudantes como valorizar o trabalho das profissionais que limpam os espaços da escola, a Escola Atuação, em Curitiba, criou o projeto “Cuidando dos banheiros da escola”. Cada início de mês, um grupo de alunos é designado para fazer vistorias nos banheiros após o recreio. Eles conversam com aqueles que, eventualmente, fazem bagunça ou não seguem a ideia do projeto.

“Não há nada melhor do que estudar em um ambiente agradável, limpinho e higienizado. Para isso, é necessária a participação dos alunos nesse movimento de manutenção e organização dos espaços. Acreditamos que esse gesto pode gerar um comportamento positivo no cotidiano escolar, bem como a valorização do espírito de equipe e a contenção dos materiais usados para a limpeza da escola”, explica Esther Cristina Pereira, psicopedagoga e diretora do colégio.

Todos os estudantes, do Maternal ao 9º ano, estão envolvidos nesse projeto. De acordo com a diretora, qualquer forma de participação e atitude colaborativa das crianças é motivada nesse sentido.

“O projeto foi inspirado em modelos de escolas da Europa. Nos colégios do Japão, por exemplo, os próprios alunos são responsáveis pela limpeza da sala da aula. A vassoura, pano de chão, espanador e rodo já fazem parte do dia a dia desses estudantes. Aos poucos esse trabalho está rendendo bons resultados aqui na escola, pois reforça às crianças valores como trabalho em equipe e conservação do espaço coletivo”, conta Esther.

Além da coordenação, quem fiscaliza o trabalho dos alunos é a faxineira da escola. Ela orienta a criançada e os professores sobre como limpar adequadamente cada espaço. Diariamente os estudantes fazem relatórios para registrar como encontraram os espaços e como todos podem ajudar com a limpeza do mesmo. “Eles percebem o quanto é importante que cada um faça um pouquinho para manter os banheiros limpos e passam a ajudar também em casa. Os pais nos agradecem bastante”, diz Esther.

Previous ArticleNext Article
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.
[post_explorer post_id="447418" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]