A Agroindústria
Compartilhar

Pacientes do Hospital Cajuru são incentivados a jogar vôlei com balões

A rotina dos pacientes da ala de ortopedia do Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba, foi quebrada na tarde desta se..

Roger Pereira - 26 de junho de 2017, 18:43

A rotina dos pacientes da ala de ortopedia do Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba, foi quebrada na tarde desta segunda-feira (26) por uma atividade inusitada proposta pelo campeão olímpico de vôlei de praia Emanuel. Com o uso de balões, o atleta estimulou as pessoas internadas e seus acompanhantes a praticarem movimentos básicos do vôlei e, a partir de relatos pessoais, incentivou os pacientes a superarem as dificuldades atuais para seguir adiante.

O jogador de futebol Hezrom Silvério, 33 anos, e o aposentado Milton da Cruz Leão, 62 anos, estão entre os pacientes que receberam a visita de Emanuel. “Atividades assim fazem a gente sair um pouco da rotina e a esquecer por um momento o que estamos passando”, diz Silvério, que sofreu uma parada cardíaca. “Isso nos ajuda muito. É um incentivo para a nossa recuperação, já que atletas também passam por contusões”, afirma Leão, que foi atropelado por uma moto.

Além de oferecer algo diferente a quem está hospitalizado, esse tipo de iniciativa reflete na melhora do paciente. “Algumas pessoas ficam depressivas por estarem internadas. Tirá-las do dia a dia do hospital melhora a autoestima delas e faz com que se sintam melhores e mais importantes”, pondera a coordenadora de enfermagem do Hospital Cajuru, Caroline Marinho. “O esporte tem esse aspecto motivador. Um dos principais objetivos dessa atividade é aproximar o atleta dessas pessoas e passar essa energia que o esporte tem”, diz o campeão olímpico.

Proposta pela Federação Internacional de Vôlei, a ação Vôlei do Seu Jeito busca difundir o esporte como uma atividade acessível, que pode ser praticada por quaisquer pessoas em quaisquer situações, independentemente do modo como é jogada. A ação busca “aquecer” os curitibanos para os jogos finais da Liga Mundial de Vôlei, que serão realizados em Curitiba entre os dias 4 e 8 de julho, na Arena da Baixada.