Arquidiocese diz que carta do papa a casal gay não muda conceito da Igreja sobre matrimônio

Roger Pereira


Roger Pereira, com Narley Resende

Coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Curitiba, o padre Alecsandro Cordeiro Lopes minimizou a repercussão da carta enviada pelo Papa Francisco a um casal homossexual de Curitiba cumprimentando-o pelo batizado de seus filhos adotivos. Segundo o padre, o Vaticano responde a todas as correspondências e o batismo de uma criança nunca é negado pela Igreja, independente das condições do pai. Ele reforça, no entanto, que o conceito de família do catolicismo segue sendo balizado pelo matrimônio de um casal heterossexual.

“Todas as pessoas que escrevem para a Santa Sé recebem uma resposta de algum dos secretários do papa. Ela é importante, claro, mas não se trata de uma confirmação da família do matrimônio dele. Nesta questão a igreja continua mantendo que matrimônio é entre homem e mulher, esse é nosso conceito de família, isso não mudou, mas a igreja acolhe as pessoas homoafetivas. Elas podem participar das comunidades, pode participar das missas, dentro das regras da igreja”, afirmou o padre.

O padre reconheceu a legitimidade e a importância do documento, disse que a não é uma resposta eletrônica, que a carta enviada pelos pais adotivos das crianças batizadas realmente foi lida pelos secretários do papa e respondida, mas que não foi uma excepcionalidade. “Não é algo especial por eles serem um casal gay, é especial porque qualquer pessoa para a igreja é especial”.

O padre afirmou, ainda, que os filhos do coordenador do Grupo Dignidade, Toni Reis e de seu companheiro não foram as primeiras crianças adotadas por casais homoafetivos a serem batizadas na igreja católica. “Não é uma coisa de agora. Há hoje uma compreensão diferenciada de acolhida e não se nega batismo à criança, independente da condição dos pais. Não é novidade”, disse.

 

Previous ArticleNext Article
Repórter do Paraná Portal
[post_explorer post_id="446872" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]