Quadros de presidiários serão expostos em evento no MON

Narley Resende


O Museu Oscar Niemeyer recebe entre os dias 25 e 27 de setembro um ciclo de palestras do Sexto Encontro Estadual dos Conselhos da Comunidade. O evento também terá uma exposição com trabalhos artísticos desenvolvidos no sistema penitenciário.

O encontro contará com a presença de juristas, magistrados, promotores, advogados, defensores públicos, estudantes e é aberto ao público interessado. O ciclo de palestras e discussões terá como base o tema “Sistema Penitenciário: Recomeço é Possível”.

A exposição mostrará quadros pintados pelos presos da Penitenciária Central do Estado e do Complexo Médico Penal e trabalhos de artesanato e costura desenvolvidos nas demais unidades.

O Setor de Produção e Desenvolvimento do Depen também vai apresentar os resultados alcançados junto às empresas conveniadas com o sistema penitenciário, que permitem remição de pena e reinserção social. Os encontros acontecem anualmente e servem para divulgar os projetos dos Conselhos da Comunidade e do Depen.

Neste ano, o evento irá destacar as conquistas do sistema penitenciário do Paraná, como a parceria estabelecida com a Organização dos Estados Americanos, a criação do Escritório Social e o fortalecimento dos mutirões carcerários e da Penitenciária Modelo, em Piraquara.

Os Conselhos da Comunidade são órgãos da Execução Penal instituídos por lei e integrados por representantes da sociedade civil. Eles são incumbidos de fiscalizar as penitenciárias e as carceragens das delegacias, diligenciar materiais para melhorar a assistência à pessoa privada de liberdade e o ambiente prisional, além da interlocução com a comunidade a fim de diminuir a reincidência.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="456031" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]