Cápsula respiradora é alternativa no tratamento da Covid-19

Redação

cápsula helmet no tratamento da Covid-19

Uma cápsula respiradora chamada ‘7Lives Helmet’ é uma alternativa no tratamento da Covid-19. Atualmente, o Paraná está com poucos leitos de UTI disponíveis e, por isso, a solução desenvolvida auxilia ainda mais no tratamento da doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).

A estrutura consiste em uma interface de ventilação não-invasiva, que funciona como um capacete com filtros e exaustão antiviral e antibacteriana. O paciente fica dentro da cápsula, recebendo pressão e ar renovado, sem a necessidade de entubação. Fabricada e comercializada pela empresa paranaense Medicalway Equipamentos Médicos, a cápsula tem um custo acessível e supre a falta de ventiladores e leitos de UTI.

“A maior parte do seu material é feito com PVC atóxico e a membrana de vedação do pescoço é produzida com látex ou silicone, garantindo conforto e adequado ajuste para diferentes pacientes”, explica Renato Abreu, sócio-proprietário da Agile Med, empresa responsável pelo desenvolvimento do produto.

cápsula Helmet
Cápsula é utilizada por hospitais de Curitiba no tratamento da Covid-19. (Foto: Divulgação)

Renato explica, ainda, que duas alças de polipropileno com fechos ajustáveis dão segurança, conforto e fácil limpeza ao usuário. Uma válvula de alimentação, próxima à boca do paciente, permite a alimentação por sondas e fornecimento de líquidos.

No período atual, o ‘7Lives Helmet’ é utilizado por vários hospitais curitibanos, como o Vita, Clinipam, Hélio Anjos Ortiz, entre outras instituições.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 14% das pessoas que testam positivo para a Covid-19 requerem hospitalização e suporte de oxigênio, e 5% dão entrada em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Previous ArticleNext Article