Economia
Construtora muda perfil e agora aposta no cliente investidor

Construtora muda perfil e agora aposta no cliente investidor

A construtora curitibana Basesul completa 12 anos em 2021 com um novo perfil e aposta no cliente investidor. E para come..

Redação - quinta-feira, 8 de julho de 2021 - 10:40

A construtora curitibana Basesul completa 12 anos em 2021 com um novo perfil e aposta no cliente investidor. E para comemorar, a empresa, que surgiu em 2009, construindo casas em Curitiba, vai inaugurar uma loja conceito ao lado do Parque Barigui.

É nessa loja que os clientes interessados em comprar um imóvel da construtora podem conhecer o apartamento conceito da Basesul, de 7 m2, dentro do novo perfil da empresa. Assim, esse cliente pode ter uma ideia de como é possível morar em um espaço compacto vendo o decorado.

“É uma experiência sensorial que oferecemos, levando o cliente para dentro do apartamento, e que faz toda a diferença no momento em que ele se decide pela compra”, diz Gustavo Capelup, CEO da Basesul. Os atendimentos no showroom da loja são feitos somente com horário marcado, neste momento da pandemia.

Das casas aos apartamentos compactos, a mudança no perfil da construtora

Depois de uma primeira experiência com casas, a segunda empreitada foi com a construção de sobrados, na Cidade Industrial de Curitiba. Atendia um perfil de cliente beneficiado pelo programa Minha Casa, Minha Vida (hoje Casa Verde e Amarela), do governo federal, que tinham acesso a taxas especiais de crédito.

Em seguida, em 2011, a Basesul passou a construir prédios, mirando um público que não tinha condições de comprar um apartamento grande, mas, ao mesmo tempo, não queria viver em regiões afastadas do centro.

“Começamos a atender um público que queria um imóvel bem localizado, perto do trabalho, com infraestrutura de serviço e comércio, mas com preço acessível. E com uma parcela do financiamento que não comprometesse o orçamento. Para entregar um produto bom e com preço que pudesse ser pago por esse público, diminuímos a metragem do imóvel, o que consequentemente fez com que as parcelas ficassem mais baixas que o aluguel de um imóvel similar, tornando-o acessível”, explica o CEO.

Pequeno, porém bem localizado

Assim, a empresa acabou atingindo um público que não podia dar uma entrada tão grande no imóvel, mas fazia questão de uma localização privilegiada.

Esse público, de consumidores finais, que compra o apartamento para morar, era a maior parcela dos clientes da Basesul até o começo do ano passado. Ele é formado, em sua maioria, por solteiros e casais jovens, na faixa dos 28 aos 35 anos, que estão comprando o primeiro imóvel.

São consumidores que, segundo a construtora, buscam preço, localização e imóveis inteligentes, com ótimo aproveitamento dos espaços, dentro de uma metragem pequena.

Nova guinada, agora mirando o investidor

A guinada no público final da construtora veio no ano passado, com o investimento em renda fixa rendendo muito pouco naturalmente os investidores passaram a se interessar pelos empreendimentos.

“Antes, nosso maior público era o morador final, e agora é o investidor, que está preferindo comprar para ter a renda do aluguel. Ele consegue alugar facilmente o imóvel, pois a demanda por imóveis com valores acessíveis está muito alta. A taxa Selic a 2%, a mais baixa da história do Brasil, foi um dos principais fatores que explica essa mudança de perfil ”, explica Capelup.

De acordo com ele, hoje 70% dos clientes da Basesul têm o perfil de investidor. E a grande maioria é curitibana.

A construtora hoje emprega 22 colaboradores diretos e 150 indiretos, entre encanadores, pedreiros, eletricistas e mestres de obras. Com 7 empreendimentos e 313 apartamentos já entregues, a expectativa é de crescimento exponencial para os próximos três anos, com a entrega de 1.180 unidades, incluindo a expansão para Porto Belo, em Santa Catarina, além de outras cidades do Paraná, com terrenos já em estudo para compra.

“Eu acho que Curitiba é um mercado muito exigente e maduro e se a gente deu certo aqui, temos tudo para ter sucesso fora também, em outros mercados”, projeta Gustavo Capelup.

 

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