Empresa inicia operação de primeira máquina de papel para projeto

Redação

Klabin inicia operação de máquina de papel em Ortigueira Paraná

A Klabin, empresa que produz e exporta papéis para embalagens, iniciou nesta semana a operação da primeira máquina de papel do projeto chamado ‘Puma II’, em Ortigueira, interior do Paraná. Considerado o maior investimento da história da companhia, a máquina denominada MP27 tem capacidade produtiva de 450 mil toneladas e dá início à fabricação do primeiro papel kraftliner do mundo feito 100% com fibras de eucalipto.
O produto é patenteado pela empresa e é resultado de um trabalho de antecipação às transformações do mercado, potencializadas pelos novos hábitos e perfil de consumo. Toda a produção já foi vendida aos públicos interno e externo.
O Puma II é um projeto de resultado do aporte de R$ 12,9 bilhões feito pela Klabin na construção de duas novas máquinas de papel até 2023, com produção de celulose integrada. Trata-se de um marco no ciclo de expansão que a empresa passa. “Buscamos o que há de mais moderno para, assim como feito na Unidade Puma, tornar o Puma II referência mundial em sustentabilidade, tecnologia e inovação, alinhados aos princípios da indústria 4.0 e com o objetivo de oferecer ao mercado produtos de alta qualidade, gerando valor à companhia e à sociedade, sempre em sintonia com as melhores práticas de saúde, segurança e buscando o desenvolvimento das comunidades do nosso entorno”, afirma Francisco Razzolini, diretor de tecnologia industrial, inovação e sustentabilidade da Klabin.
Paralelo ao início de operação da MP27, as obras para construção da segunda máquina de papel do projeto Puma II, que tem o seu startup previsto para 2023, já foram iniciadas e seguem todos os protocolos de segurança e higiene exigidos pelo período. A MP28 terá como foco a produção de papel-cartão, com capacidade produtiva de 460 mil toneladas anuais e consolida a Klabin como produtora global de cartões para alimentos líquidos (leites e sucos) e alimentos industrializados (cereais, chocolates, pizzas, proteínas, etc.), produtos de higiene e limpeza (detergentes em pó, creme dental), cartão para embalagens multipack de latas e garrafas, além de cartões para o crescente segmento de food service, como copos e bandejas, dando sequência aos planos contínuos de crescimento e expansão da companhia.
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