Empresa paranaense apresenta projeto para reconstrução da orla de praia em SC

Redação

empresa Blue Reef apresenta projeto para reconstrução da orla de Piçarras

A empresa paranaense Blue Reef, localizada em São José dos Pinhais, apresentou na última semana um projeto para a reconstrução da orla e fauna marítima para a prefeitura de Piçarras, município litorâneo localizado em Santa Catarina. A ideia tem métodos para a restauração dos ecossistemas, com o objetivo de melhorar a funcionalidade econômica de ambientes degradados.

De acordo com Sidnei Cantu, CEO da empresa, a solução inclui implantação de recifes artificiais ecologicamente corretos para aumentar os habitats, produção e reintrodução de espécies alvos para acelerar a restauração dos estoques pesqueiros, adaptação dos ecossistemas para facilitar o acesso e uso turístico dos ambientes restaurados, no controle da pressão hidrodinâmica das ondas para evitar a erosão costeira nas praias e na manutenção do ecossistema restaurado.

“É planejado um atrativo comercial da proposta, onde se valoriza a Ilha Feia, com Pier Flutuante, passarela flutuante e museu subaquático, criando uma atração no fundo do mar, fortalecendo ainda mais o retorno econômico para o município”, conta Sidnei Cantu.

Todo o projeto conta com a utilização da comunidade extrativista local, como pescadores e coletores, assim como na parceria com a comunidade acadêmica e centros universitários.

A apresentação do projeto conta também com a presença do cientista marinho do Departamento de Meio Ambiente da Universidade do Qatar, Prof. Dr. Bruno Welter Giraldes, que desenvolve novas tecnologias e patentes voltadas para restauração da área marinha, com o licenciamento de tecnologia exclusiva para Blue Reef do Brasil.

Um projeto similar está em andamento nos recifes de corais em Porto de Galinhas (PE), que é conhecido pela riqueza natural e onde o turismo é o carro chefe da economia local. Esse projeto é realizado em parceria com a Associação de Hotéis e Pousadas de Porto Galinhas (AHPG), e tem foco ambiental, econômico e científico.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="778876" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]