Negócios Locais
Compartilhar

Fomento Paraná participa de programa que disponibilizará recursos para empresas

A Fomento Paraná é uma das instituições financeiras convidadas a participar do Programa Crédito Inovação Finep-Sebrae, e..

Redação - 21 de dezembro de 2021, 14:32

Foto: AEN
Foto: AEN

A Fomento Paraná é uma das instituições financeiras convidadas a participar do Programa Crédito Inovação Finep-Sebrae, e que irá disponibilizar R$ 1 bilhão em recursos para inovação nas micro e pequenas empresas. O projeto foi lançado neste mês.

O objetivo é atender em torno de quatro mil empresas com receita operacional bruta de até R$ 4,8 milhões. A iniciativa parte de um diagnóstico que identificou que, entre 2015 e 2017, menos de 1% das micro e pequenas que pensaram em inovação conseguiram crédito, num universo de 66 mil empresas pesquisadas.

A pesquisa apontou as principais dificuldades: falta de informação sobre as fontes de recursos para este fim; falta de equipe e dificuldade para preenchimento das solicitações de financiamento; e ausência de certidões e de garantias para obter o crédito.

Para mudar esse panorama, o Programa Crédito Inovação Finep-Sebrae oferecerá consultoria gratuita e capacitação do Sebrae para a elaboração das propostas e submissão dos pedidos de financiamento, que terá taxas de juros atrativas, e ainda poderá conceder garantia aos financiamentos por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe).

O objetivo é auxiliar pequenos negócios a acessarem crédito com melhores condições de mercado para o investimento em atividades de inovação, de modo a ampliar a competitividade e estimular o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios no Brasil.

Os recursos do programa serão operados pelos agentes parceiros do Finep Inovacred, em todos os estados brasileiros, como a Fomento Paraná, em etapas que serão divulgadas oportunamente, com apoio da rede de consultores do Sebrae. A ação conta, ainda, com a parceria da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE).

“Esta iniciativa da Finep e do Sebrae, a qual estamos participando, é muito importante para o ambiente de negócios no Paraná e no Brasil, porque traz uma solução para um problema diagnosticado do mercado em relação ao crédito para inovação, que normalmente é percebido como pouco acessível e caro em nosso país”, afirma Renato Maçaneiro, diretor de Operações do Setor Privado da Fomento Paraná.

“Por isso estamos muito otimistas com a possibilidade de poder contribuir com esse processo e poder levar esse crédito de maneira orientada e direcionada aos empreendedores paranaenses que buscam a inovação, principalmente as micro e pequenas empresas”, afirma.