Negócios Locais
Compartilhar

Após aquisição, grupo fica entre os cinco maiores do setor educacional no Brasil

A SWA Sistemas, de Medianeira, adquiriu no último mês as operações da Matheus Soluções – Sistemas de Gestão Escolar, de ..

Redação - 07 de dezembro de 2021, 15:40

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A SWA Sistemas, de Medianeira, adquiriu no último mês as operações da Matheus Soluções – Sistemas de Gestão Escolar, de Curitiba. Com a negociação, o grupo do oeste paranaense fica entre os cinco maiores do setor educacional no Brasil, presente em 22 estados e atendendo mais de 500 mil estudantes.

Entre os produtos e soluções da SWA Sistemas, estão: ERP Acadêmico, aplicativo do estudante, secretaria digital, plataforma de pagamentos on-line, sistema bibliotecário e business intelligence (gerência, análise de mercado e consultoria). As opções serão acrescidas com as da Matheus Soluções, que incluem gestão de escolas de idiomas, esportivas, franquias e plataformas EAD.

O faturamento anual do grupo deve crescer para os R$ 7 milhões. “Com essa aquisição, avançamos no processo de consolidação no mercado de educação”, afirma o fundador e CEO da SWA Sistemas, Leandro Scalabrin.

De acordo com o último Censo da Educação Superior, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 15 anos (2004 a 2019) o número de instituições cresceu 30%, chegando a 2.608. A quantidade de matriculados, no mesmo período, mais que dobrou, saindo de 4,1 milhões em 2004 para 8,6 milhões em 2019.

Nesse cenário, a SWA Sistemas projeta manter a sua taxa anual de crescimento, de 30%, segundo Scalabrin, para os próximos cinco anos. “A aquisição da Matheus Soluções pelo Grupo SWA faz parte dessa estratégia de crescimento e de posicionamento entre os cinco maiores players do setor”, assinala o CEO da empresa.

A marca Matheus Soluções será mantida, bem como sua operação continuará independente. Porém, um novo conselho de diretores e um modelo de governança similar ao da SWA Sistemas constituem mudanças já implementadas.